Vereadora Sandra apresenta dois projetos ao legislativo

A Vereadora Sandra Citolin (PMDB) na última segunda-feira (06), apresentou dois Projetos de Lei de sua autoria os quais dispõem:

O primeiro, cria a obrigatoriedade de realização de palestras e oficinas de prevenção às drogas lícitas e ilícitas, entorpecentes e redução de danos DST/AIDS nas atividades das escolas de ensino fundamental e médio da rede pública e privada de Carazinho.

Reconhecendo a importãncia do Estatuto da Criança e do Adolescente, criado pela Lei Federal nº. 8069, de 13 de julho de 1990 nos artigos 70, 71 e 75. Demonstrando preocupação quanto ao consumo de drogas e propondo um trabalho de prevenção as drogas, redução de danos DST e AIDS junto às Escolas da rede pública e privada na comunidade.

Considerando que o avanço do consumo de drogas lícitas e ilícitas, tem gerado graves conseqüências à saúde física e psicológica das crianças e adolescentes, bem como sérios comprometimentos à família, aos jovens e a sociedade.

As escolas são alvos constantes de traficantes e pessoas inescrupulosas para o comércio de drogas e entorpecentes e que a falta de esclarecimentos e informações inerentes ao assunto, podem acarretar o envolvimento de inocentes, propõe-se criar mecanismos de prevenção e formação, quanto ao uso de drogas lícitas e ilícitas, para minimizar as repercussões negativas, do ponto de vista familiar e social;

O material didático-pedagógico elaborado pela Secretaria Nacional Antidrogas-SENAD e a Política Nacional Antidrogas - PNAD, para comunidade, pais, alunos e professores, é de altíssima qualidade, podendo ser utilizado como referência pedagógica para escolas da rede privada e pública de Carazinho.

A prevenção inicia-se a partir da família, passando pela informação-educação dos pais, não devendo limitar-se ao tema da dependência das drogas, pois os pais podem realizar um trabalho importante por meio do exemplo pessoal, buscando um clima de comunicação na família, utilizando a negociação na resolução dos conflitos familiares, atuando pelo crescimento pessoal dos filhos, controlando e orientando sua educação, buscando e passando informações, ocupando-se de seu lazer, participando de campanhas de prevenção na comunidade, educando o jovem para a responsabilidade e acompanhando o seu rendimento escolar.

A escola possui idoneidade institucional suficiente para um trabalho educacional eficaz com fins de prevenção ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, redução de danos, DST e AIDS e com acompanhamento pedagógico, através da intervenção comportamental-educativa e preventiva.

Justifica-se então, o presente projeto de lei, através da criação da obrigatoriedade da realização de palestras e oficinas de prevenção às drogas lícitas e ilícitas, redução de danos, DST e AIDS nas escolas da rede pública e privada, visando à prevenção do consumo de entorpecentes, através da prestação de informações e de um trabalho conjunto com a comunidade, pedagogicamente orientado e com grande alcance social.

Outro projeto de grande valia, institui o título de Empresa Amiga da Terceira Idade, para pessoas jurídicas, e o de Amigo da Terceira Idade, para pessoas físicas, e dá outras providências.

A Lei Federal nº. 10.471 de 1º de outubro de 2003 passou a dar dispositivos quanto ao idoso e ao envelhecimento, garantindo-lhes novas e diferentes ações aos aspectos bio-psicosociais.

Na velhice encontram-se dois (02) elementos fundamentais e imprescindíveis para o desfrute pleno de uma vida tida como digna: considerar-se produtivo e sentir-se amado. Daí a vital importância e incisiva influência do trabalho e dos relacionamentos em nossas vidas, cuja harmonia biopsicosocial e espiritual dependem.

Entre todas as queixas dos idosos, as menos significativas para eles são: a dor, a escassez financeira, as limitações físicas e as doenças. No entanto, os semblantes desses guerreiros imbatíveis se desfalecem instantaneamente quando expressam sentimentos de menos-valia, dizendo que já "não servem para mais nada" ou quando relatam abandono, quer seja pelos entes queridos ou por aquelas pessoas de quem se esperava alguma gratidão ou consideração nessa fase da vida.

A cada ano que passa aumenta a expectativa de vida do brasileiro. O Brasil há um tempo atrás se orgulhava do título de “um país de jovens”, agora experimenta o novo sabor de passar a ser considerado “um país da melhor idade”.
O aumento do número de idosos no país não é acompanhado pelo aumento de políticas públicas em favor das pessoas idosas.

“Investir no Idoso”, requer de empresas e pessoas, um olhar além do senso-comum, e sim reconhecer que o envelhecimento requer um novo significado social, contribuindo para a promoção da saúde física e da mente, qualidade de vida, da valorização humana, da cultura, da convivência e da amizade, o que certamente os tornam merecedores do reconhecimento e da homenagem.