Vereador Élbio representa o Legislativo na V Conferência Municipal de Saúde

Nessa terça-feira, 28 de junho, foi realizada a V Conferência Municipal de Saúde em Carazinho, com o tema: Todos usam o SUS!. O evento aconteceu durante todo o dia na sede da Secretaria Municipal de Saúde, estiveram presentes em torno de 90 participantes. Participarão da abertura dos trabalhos, o vice-prefeito, Alexandre Capitânio; a secretária de Saúde, Anelise Almeida; a presidente da Comissão Organizadora, Ana Elisa Pádua; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Irinei Graebin; o representante da Câmara de Vereadores, Élbio Esteve e a representante da UACC Cláudia Coleraus.

A secretária Anelise falou sobre a importância do Sistema Único de Saúde, "Todos nós em algum momento somos usuários do SUS, seja em consultas, exames, até políticas de vacinação. E essa Conferência é um símbolo de avanço, temos que aproveitar esse dia para discutirmos e colocarmos no papel o que queremos, o que não está certo, é a forma que temos para depois poder cobrar", destacou.

Após a abertura o coral do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) fez uma apresentação à todos os presentes. O Delegado da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Alberi Grande falou sobre o histórico do SUS, e a importância dessas Conferências no contexto. Em seguida Leonildo José Mariani da FAMURS palestrou sobre o tema oficial - Todos usam o SUS! Focando nos desafios que o município enfrenta para realizar financiamentos nas ações referentes a saúde no âmbito municipal.

No final da manhã e início da tarde foram realizados e expostos os trabalhos em grupo. No final da tarde foi elaborado o Relatório Final e Eleição dos Delegados que participarão da VI Conferência Estadual de Saúde. Ficaram definidos como Delegados Titulares, lembrando que cada segmento tem também os suplentes:

Trabalhadores em Saúde: Jane Brum (enfermeira), Cláudia Cervi (cirurgiã-dentista) e Veraci Hasi (agente de saúde).

Usuários: José Antônio de Quadros, Jonas Pitha Carpes, Isolde Almeida, Airton da Cruz e Cláudia Coleraus.

Créditos: Cassiane Seben