Vereador Erlei Representa Carazinho em Audiência Pública Contra o Crack

Na tarde da última segunda-feira, o vereador Erlei Vieira participou no Plenarinho da Câmara Municipal de Passo Fundo da audiência pública promovida pela Subcomissão Contra o Crack que está vinculada a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, compõem a subcomissão a Deputada Mirian Marroni e os Deputados Luciano Azevedo e Marlon Santos.

Grande público participou da audiência, dentre eles representantes da rede de amparo aos Dependentes Químicos da região, defensoria pública, vereadores de Passo Fundo e comunidade em geral.

O presidente da Câmara Municipal de Passo Fundo, Luis Miguel Scheis abriu a audiência pública apresentando a realidade vivenciada no município onde diversas famílias buscam suporte nos serviços oferecidos pelo governo, para tratar os Dependentes Químicos, segundo Miguel "diariamente a Câmara recebe usuários de drogas que estão doentes e precisam ser tratados".

A Deputada Estadual Mirian Marroni, representando a Comissão fez uma breve explanação, que o principal trabalho da subcomissão visa confirmar algumas impressões sobre a insuficiência de respostas públicas às necessidades crescentes da epidemia em que se transformou o consumo de CRACK, "Não se trata, neste momento, de prevenção. Queremos fazer um raio-X, um levantamento do tratamento e pós-tratamento nas cidades polos do Estado", explicou Miriam.

Após as considerações iniciais o público pode contribuir para a elaboração do relatório da Comissão, o vereador Erlei Vieira como representante de Carazinho apresentou a rede de amparo ao Dependente Químico, " Em Carazinho possuímos o Ambulatório de Saúde Mental que num futuro próximo poderá se transformar no CAPS-Álcool e Drogas que irá prestar um acolhimento imediato aos usuários de drogas, a nível de desintoxicação possuímos a Ala Psiquiátrica no nosso hospital que será ampliada para 15 leitos  e para acompanhamento possuímos grupos de mutuo-ajuda que é um dos serviços que mais dá resultado na recuperação do dependentes o Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos".

As reuniões da subcomissão Contra o Crack continuam e serão promovidas ainda nos municípios de Pelotas, Caxias do Sul, Santa Rosa, Santa Maria, Cachoeirinha do Sul e Porto Alegre. Após 120 dias será apresentado o resultado final com diagnóstico e algumas perspectivas dos serviços oferecidos para atenção aos Dependentes Químicos.