Legislativo sedia encontro para promover a Regularização da Agroindústria na Região

O Legislativo Municipal sediou, na manhã da última quinta-feira,  reunião técnica acerca da Regularização da Agroindústria no fornecimento da Alimentação Escolar. Participaram do encontro representantes dos municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Chapada, Pontão, Não-Me-Toque, Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Passo Fundo e Carazinho.

O Engenheiro Agrônomo Gilmar Antônio Meneghetti apresentou a necessidade do município em trabalhar integrado com a Emater em busca de gerar uma discussão, com objetivo de implantar políticas locais para o apoio à formalização da agroindústria familiar que possui um grande potencial para geração de emprego e renda e também possibilita ao produtor agregar valor ao seu produto eliminando atravessadores.

A Nutricionista da Vigilância Sanitária da 6ª Coordenadoria de Saúde Maria Aparecida F. Frozza abordou sobre a inserção da agroindústria familiar na alimentação escolar que está regulamentada na Resolução/CD/FNDE Nº 38/2009, que determina no mínimo 30% da alimentação escolar deve ser adquiridas diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou suas organizações, a partir dessa determinação o mercado consumidor ampliou-se sendo necessário o pequeno agricultor a voltar seus olhos para essa oportunidade de negócio e se adequar para esse fornecimento.

A presidente Sandra Citolin participou do encerramento do evento e comentou da importância do município em incentivar a agricultura familiar, "temos agora a Secretaria de Agricultura no nosso município, precisamos criar novas oportunidades de emprego e voltar à vocação do nosso município não apenas em cultivar soja, trigo e milho, temos que fazer os nossos agricultores permanecerem no campo e cultivarem diversas variedades de alimentos. O Governo Federal fez o seu papel, incluiu na legislação a obrigatoriedade da aquisição do alimento do pequeno produtor, agora cabe ao município qualificar e oportunizar treinamentos para o agricultor se adequar as legislações vigentes e poder fornecer o seu produto às escolas".

Sandra ainda colocou o poder Legislativo a disposição para em parceria construir uma agricultura familiar forte no município, pois o mercado consumidor existe e precisamos ocupá-lo com a nossa gente.