Legislativo Municipal sedia Palestra do Renomado Endocrinologista Hugo Lisboa

Na noite da última quinta- feira o plenário do Legislativo Municipal sediou a palestra do endocrinologista Hugo Roberto Kurtz Lisbôa, que apresentou aos profissionais da saúde e pacientes portadores de diabetes algumas particularidades da Diabetes contando parte da história da doença e alterações que foram sendo verificadas no quadro dos pacientes no decorrer dos tempos. O evento foi possível devido ao convite realizado ao palestrante pelo senhor Romeu Hartmann e a parceria da Secretaria Municipal da Saúde.

Segundo o Dr. Hugo o diabetes existe na humanidade desde o ano de 1550 AC, existem descrições em papiro de pacientes que apresentavam os sintomas mais comuns da doença. Com a evolução do mundo o diabetes vem se tornando mais frequente devido principalmente a alimentação e a falta de exercícios físicos, "no mundo atual as comidas rápidas são sérios inimigos do diabetes bem como os refrigerantes que ao passar dos tempos receberam dose a mais de açúcar e até mesmo um acréscimo do sódio que acabam ocasionando um maior consumo da bebida". O palestrante ainda sugeriu aos presentes que busquem informações quanto à composição dos alimentos que ingerem através do site http://gliconline.com.br/ neste site é possível verificar cada grama de carboidrato e gordura que estamos ingerindo no dia-a-dia.

Participaram da reunião alguns pacientes do Dr. Hugo Lisboa, um bom exemplo a ser seguido é o da senhora Ana Maria Dreyer que convive há 33 anos com a doença, o médico ressaltou "Ana é um exemplo de que se pode conviver com a doença sem que ela apresente praticamente nenhum sintoma, eu sou médico dela por mais de três décadas e vejo nessa mulher uma referência de tratamento bem sucedido". O palestrante ainda ressaltou a importância de campanhas preventivas ao diabetes ratificando que esse é o melhor tratamento para o Diabetes, a boa alimentação e a prática de exercícios físicos regulares.

Por fim a Secretária da Saúde Anelise Almeida, agradeceu ao palestrante pela disponibilidade de vir a Carazinho e repassar aos profissionais e a comunidade todo seu conhecimento acerca do tema.