Programa Yacamim está próximo a receber uma Sede Própria

No final da manhã desta segunda-feira, o Vereador Erlei Vieira acompanhado da Coordenadora do Yacamim, Vera Suckau, do consultor Jurídico do Yacamim Leonardo Diehl, representantes do antigo Centro de Integração do Menor Carazinhense (CINCA)  Hernildo Luiz Dallazen e Hélio Lutz, representando a Secretaria de Assistência Social Carmem Cerioli, Secretário Geral de Governo, Eduardo Assis e o Prefeito Aylton Magalhães, se reuniram no gabinete do prefeito para tratar sobre a doação de um imóvel para sediar o Programa Yacamim.

A reunião foi agendada pelo vereador Erlei Vieira que procurado por moradores do bairro Princesa sugeriram ao vereador que o imóvel fosse destinado a um programa que atenda crianças e adolescentes, tendo em vista a realidade do bairro que possui um alto índice de violência e sérios problemas com drogadição. Buscando sensibilizar o prefeito sobre a importância da doação do imóvel, o vereador Erlei Vieira solicitou esse encontro e buscou também apoio com o Deputado Márcio Biolchi para viabilizar essa vontade da comunidade.

Por parte dos representantes do CINCA,  entidade que com apoio de toda população carazinhense com promoções e com o auxílio de empresas e pessoas físicas viabilizaram a construção deste prédio,  existe a intenção de doar o imóvel ao Yacamim. Segundo Dallazen, quando a entidade estava em atividade nos cinco núcleos atendiam aproximadamente 1200 crianças em situação de vulnerabilidade social e o imóvel ora pleiteado para o Yacamim, atendia parte deste público realizando um trabalho semelhante do Programa Yacamim.

Helio Lütz ressaltou que a doação do imóvel ao programa coordenado pela professora Vera Suckau irá satisfazer a vontade da população que contribuiu para construção deste prédio idealizado para auxiliar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Lütz ainda relembrou da forma que era mantida a entidade, por meio de uma parceria entre o governo municipal, estadual e federal, através dos programas existentes que atendiam crianças e adolescentes.

O prefeito se comprometeu com os presentes em destinar o imóvel ao Yacamim e para isso solicitou ao Secretário Geral de Governo, a representante da Secretaria de Assistência Social, a Secretária de Assuntos Jurídicos e a equipe do Yacamim para que se reúnam e organizem a questão jurídica para destinação desse imóvel, pois ele se encontra no nome do Patronato Santo Antônio que na oportunidade emprestou o CNPJ para o CINCA que se encontrava em processo de fundação e para viabilizar a doação do terreno o Patronato emprestou sua inscrição com o compromisso de após a conclusão do trâmite administrativo, passar a escritura. Como o CINCA foi extinto, o imóvel deve retornar a prefeitura conforme estatuto da entidade.

O vereador ficou animado com o que foi apurado na reunião e continuará trabalhando para que essa doação seja viabilizada, para Vieira "a instalação do programa Yacamim dentro do bairro Princesa irá complementar o Programa de Prevenção a Violência (PPV) podendo os dois serviços trabalhar em conjunto para melhoria na qualidade de vida da população".

Imóvel que será a sede própria do YACAMIM