Vereadores buscam Abertura de novos Cursos de Medicina na Região

O vereador Paulino de Moura acompanhado do colega Erlei Vieira participaram de audiências na última quinta e sexta feira nos municípios de Ijuí, Cruz Alta e Santa Maria, com objetivo de mobilizar universidades da região no sentido de oportunizar um maior número de cursos de medicina, tendo em vista a grande dificuldade dos municípios menores em contratar profissionais médicos para atuarem na rede pública.

Inicialmente os vereadores se reuniram com a reitoria da  UNIJUÍ,  que demonstrou a intenção de instalar um curso de medicina, sendo que, já foi manifestado o interesse junto ao Ministério da Educação no ano de 1990, o qual foi negado. Diante do apoio político e da necessidade iminente de formar mais profissionais, ficou estabelecido que na próxima reunião do Conselho da Universidade será colocado em pauta essa demanda.

O segundo encontro aconteceu na Universidade de Cruz Alta- UNICRUZ com a Reitora Elisabeth Fontoura Dorneles que também demonstrou interesse em implantar a graduação em medicina no rol dos cursos oferecidos pela Instituição.

Em Santa Maria foram visitadas duas Universidades, o Centro Universitário Franciscano UNIFRA, com a reitora, Irmã Irani Rupolo e por fim os vereadores se reuniram com o reitor Ailo Valmir Saccol, FASCLA, Faculdade Santa Clara que além do interesse de instalar o curso de medicina também demonstrou a intenção de firmar parcerias com órgãos públicos e privados para oportunizar auxílio no custeio dos cursos. O vereador Paulino de Moura recebeu da reitora a documentação para realizar o termo de parceria e que irá apresentar ao Executivo Municipal.

Ponto comum em todas as audiências foi à intenção em instalar o curso e a necessidade de unir as forças regionais com apoio do Senado Federal para viabilizar mais cursos para região. Na última quinzena de junho será realizada uma reunião regional com um grupo que Paulino chamou de "forças vivas," para que em conjunto, Entidades de Classe, Poder Público e a comunidade unam forças para viabilizar esse pleito tão importante para Carazinho e região.

UNICRUZ
UNIFRA