SAMU deve iniciar dia 25 de maio

A partir do dia 25 de maio a população de Carazinho poderá contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU - 192. A data foi definida em reunião realizada na tarde da última quarta-feira, (17) no Gabinete do Prefeito, onde estiveram presentes o prefeito, Aylton Magalhães; a secretária de Saúde, Anelise Almeida; o vice-prefeito, Alexandre Capitânio; a presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Citolin; a enfermeira responsável técnica pelo SAMU em Carazinho, Elis Regina Ebert; a equipe do SAMU (5 técnicos em enfermagem, um enfermeiro e 5 motoristas); secretários municipais;  os vereadores Estevão De Loreno, José Jairo Scherer dos Santos, Felipe Sálvia e Paulino de Moura; representante do Corpo de Bombeiros e a imprensa local e regional.

O prefeito parabenizou a secretária pelo trabalho e falou sobre o serviço "O projeto que está sendo lançado hoje é o básico, depois de nove meses, desde que fomos à Porto Alegre buscar os carros, agora estamos conseguindo executá-lo. Em breve teremos também a unidade avançada e a motolância. Parabenizo a Anelise, pela sua visão focada na área da enfermagem, que é a sua profissão, pois conseguiu avançar esse projeto à frente da Secretaria", destaca.

A secretária Anelise informa que o SAMU estará localizado junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde funcionava o antigo CMPP. "O SAMU é um serviço para a comunidade, vai proporcionar mais segurança para os carazinhenses. É um grande avanço que Carazinho está dando hoje na área da saúde. Conto com o apoio de todos aqui presentes e da comunidade para ajudar no funcionamento" salienta Aylton.

Como utilizar: Para solicitar o atendimento do SAMU o usuário deverá ligar para o 192 em Porto Alegre. "Nós faremos o atendimento com base nas instruções que virão de Porto Alegre, pois sempre que precisar do atendimento deve-se ligar para o número 192 (ligação gratuita), que vai dar na central em Porto Alegre, de lá eles vão ligar para nós da SAMU de Carazinho, quando passarão as informações e nós iremos até o local", destacou Elis Regina. Lembrando que é um serviço de urgência, ou seja, casos mais graves, como acidentes de trânsito, intercorrências cardiovasculares, afogamentos, intoxicação e queimaduras.

Como funciona: O serviço funciona 24 horas, tendo sempre de plantão um motorista e um técnico em enfermagem a disposição. "Os primeiros socorros serão feitos no local, conforme as instruções que são passadas pelo médico de Porto Alegre, havendo necessidade o paciente será levado ao Hospital de Caridade de Carazinho - HCC, o qual deve dar a preferência à esses atendimentos", informa

Quando inicia: Na quarta-feira, 18 de maio, a enfermeira Elis estará em Porto Alegre fazendo as tratativas finais para o inicio do projeto. Está marcado para o dia 25 de maio, na Praça Albino Hillebrand, uma simulação de como funciona o trabalho com o objetivo de mostrar à população os benefícios que ele vai agregar para a comunidade. "A Secretaria está preparada para bancar pelo menos três meses de funcionamento do serviço, depois desses três meses deve vir verba do Governo do Estado, caso demore mais tempo daremos m jeito de manter o serviço à nossas custas por mais tempo", declara Anelise.

Atenção da comunidade:  A secretária Anelise fala que para a eficacia do serviço é muito importante a compreensão e o apoio de todos, "Queremos o apoio de todos, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, comunidade em geral, sempre que e o SAMU está com a sirene ligada significa que estão em atendimento, então peço que em respeito a comunidade todos lembrem de dar passagem ao carro, pois os atendimentos são de urgência, é preciso chegar rápido. E também que todos lembrem e espalhem para os demais a necessidade de ligar para o 192", salientou.

Texto: Cassiane Seben - Assessora de Comunicação- Prefeitura Municipal de Carazinho

Créditos: Cassiane Seben - Assessora de Comunicação- Prefeitura Municipal de Carazinho