Erlei se reúne com o Secretário Adjunto da Saúde Elemar Sand

O vereador Erlei Vieira se reuniu na manhã de terça-feira na Secretaria Estadual da Saúde com o Secretário Adjunto da Saúde Elemar Sand e a Equipe que coordena o serviço DAS, Karol Cabral psicóloga e Vanessa Oliveira, advogada.

Incialmente o vereador explanou a situação da rede de atenção ao dependente químico em Carazinho destacando os pontos fortes, mas também criticando a falta de integração da rede que possui muitos serviços, mas que pouco se comunicam. Erlei também solicitou auxílio ao Governo Estadual para conclusão da obra da ala psiquiátrica tendo em vista que irá faltar uma pequena parcela para conclusão total da obra.

Referente à integração da rede a equipe do DAS explicou ao vereador que esse é um problema vivenciado por muitos municípios. Nas visitas aos municípios a equipe da saúde tem diagnosticado isso e proposto treinamento gratuito oferecido pela escola de saúde pública da UFRGS.

Erlei destacou o que já existe em Carazinho, a boa cobertura dos postos de saúde que alcança mais de 60% da cidade e a necessidade de capacitar esses profissionais para trabalharem também com dependentes químicos, "tenho a visão que o posto de saúde é a porta de entrada de todo serviço de saúde e é lá que temos que oferecer o primeiro acolhimento".

Ficou acertado entre os presentes que será realizado um contato com a Secretaria Municipal da Saúde e a 6ª Coordenadoria de Saúde para que seja organizado um encontro com as lideranças para a organização das redes e delimitar até onde cada serviço deve chegar e quando é o momento de se comunicar com os outros serviços da rede. Após essa tapa inicial a escola de saúde pública da UFRGS irá proporcionar qualificação a todos os profissionais envolvidos em saúde e posteriormente poderá ainda ser organizado um evento que reúna toda sociedade para informar sobre o funcionamento e onde se deve pedir ajuda.