Sandra Citolin e Leandro Adams participam da Posse do CODESUL

Nesta segunda-feira, 04, a presidente do Legislativo, vereadora Sandra Citolin e o vereador Leandro Adams, participaram da posse do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (CODESUL-BRDE).

O conselho foi criado em 1961, através de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho.

O objetivo principal do Conselho visa à busca de alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do país. O CODESUL constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.

O exercício da Presidência do Conselho que tem gestão anual é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros.  Neste ano o presidente é o Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que irá coordenar os trabalhos e contará com a equipe de apoio composta por secretários estaduais do Rio Grande do Sul como coordenadores das comissões permanentes do Conselho: Cultura, Assuntos Jurídicos, Turismo, Defesa Civil, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Saúde, Segurança Pública, Meio Ambiente, Planejamento e Financiamento. Como secretário Executivo do Codesul foi empossado o carazinhense José Luis Segalin.

As reuniões do Conselho têm a participação do Diretor-Presidente do BRDE. Como órgãos vinculados, compõem o CODESUL Comissões Permanentes e Comissões Técnicas, que trabalham em áreas onde há potencial de integração regional.

Desenvolvem-se ainda, negociações com a Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), a junta de Galiza, Comissão Regional de Comércio Exterior do Nordeste Argentino - Litoral (CRECENEA - Litoral), e o Governo de Québec/Canadá com o objetivo de fortalecer a cooperação com essas entidades.