Legislativo Representado Na Abertura da 12ª Expodireto Cotrijal,

Na manhã desta segunda-feira, 14, em Não-Me-Toque aconteceu no auditório central do parque de exposições a abertura da 12ª Expodireto cotrijal. Participaram da abertura representantes locais, Estaduais e Federais, dentre eles o Ministro da Agricultura Wagner Rossi, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o Presidente da Câmara de Deputados Marco Maia, Presidente do Legislativo de Carazinho, Sandra Citolin, Vereadores Estevão De Loreno, Gilnei Jarré e Leandro Adams.

Durante a abertura do evento o tema que teve maior ênfase foi à nova legislação referente ao Código Florestal que vem gerando discussão no meio do Agronegócio e as instituições ambientalistas. Participou do evento o relator do projeto Aldo Rebello que elaborou uma proposta que tem o apoio dos produtores e torna mais flexível e viável a legislação.

Aldo Rebello criticou o texto inicial da proposta que maltratava a classe dos produtores rurais, principalmente os mais humildes, segundo Rebello a proposta que será discutida com o anexo dessas alterações será possível conviver em harmonia, o desenvolvimento sustentável com o agronegócio. O deputado ainda ressaltou o alto índice de preservação no território brasileiro onde na Amazônia existe mais de 68% de todo território do estado com mata nativa, ao concluir ainda comentou sobre a disparidade com a Europa que em muitos países esse índice é considerado praticamente nulo.

A presidente do Legislativo comentou que desde o ano passado vem se envolvendo na luta para realização de adequações no novo Código Florestal, acompanhando a nova proposta apresentada pelo relator, Sandra acredita que seja possível votar essa matéria até o final de março meados de abril, já que existe o comprometimento do Presidente do Legislativo Federal em cumprir um compromisso firmado com a classe do agronegócio em votar o quanto antes essa reforma.

A Expodireto acontece durante toda semana e deve receber autoridades do agronegócio nacional e internacional, representantes de todas as esferas do Governo Federal e Estadual.