II Fórum de Segurança Pública

A presidente Sandra Citolin participou como palestrante do II Fórum Permanente de Segurança Pública, que neste ano abordou o tema "Sistema Integrado dos Órgãos Públicos em Benefício do Cidadão." O evento aconteceu no auditório da Universidade de Passo Fundo (UPF), campus Carazinho e contou com a participação de autoridades da segurança pública dentre elas o Juiz de Direito Orlando Faccini Neto, Promotor de Justiça Cristiano Ledur, Delegado da Polícia Federal Paulo Cezar Bulgos, Chefe da 14ª Delegacia Regional da PRF Edson Schaeffler, Comandante Interino do RPmon Tenente Coronel Joao Darci Gonçalves, Delegado Regional da SUSEPE, Jose Marlei Frighetto, e o Comandante do 38 BPM, Tenente Coronel Antônio Carlos da Cruz.

Ao abrir o Fórum o Tenente Coronel Antônio Carlos da Cruz passou a palavra ao Juiz de Direito Dr. Orlando Faccini que apresentou aos presentes uma explanação sobre a criminalidade numa maneira mais ampla e de como ela está presente no mundo e pode estar mais próxima de todos. Foi também ressaltado pelo Juiz a questão do policiamento comunitário que nos últimos tempos vem surgindo com maior força já que tem o caráter preventivo que inibe a realização do delito e traz maior segurança a toda população, concluiu.

O Promotor de Justiça, Cristiano Ledur, explanou sobre o sistema de segurança e a forma que atualmente é integrado, desenvolvendo elos entre todas as esferas produzindo um bom resultado a nível regional. Segundo o promotor as instituições Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Ministério Público, Judiciário e SUSEPE, cada um nas suas atribuições desenvolve seu papel e traz bom resultado a população. Alguns resultados positivos foram destacados pelo promotor como a agilidade no julgamento dos processos que graças à comunicação efetiva entre as instituições na região ocorre de forma rápida e eficiente.

Representando o Legislativo Municipal a Presidente, Sandra Citolin ressaltou o papel da educação na questão preventiva da criminalidade, como professora da rede do estado a presidente demonstrou sua preocupação em cada vez mais, trazer para as escolas a discussão acerca do tema segurança pública. Sandra ainda comentou sobre o ótimo trabalho realizado pela Brigada Militar na prevenção ao uso de drogas com a execução de programas como o PROERD, que no ano de 2010 no município envolveu mais de 500 crianças e também ações como a implantação de uma forma comunitária de policiamento que proporciona maior segurança ao cidadão.

A presidente ainda lembrou sobre o pleito da delegacia da mulher e a contribuição que essa nova delegacia trará para o sistema de segurança pública, pois atualmente a demanda de crimes cometidos contra a mulher é crescente e acaba sobrecarregando a delegacia, além deste fato vai proporcionar uma atenção especial a mulher que se encontra fragilizada quando procura a delegacia de polícia.

Será entregue ao governador Tarso Genro no domingo o projeto para instalação desta delegacia no município o projeto é apoiado pelas entidades do município e por toda comunidade carazinhense que está unida em busca desta conquista, concluiu.