Tribuna Livre Trás ao Legislativo Discussão do Novo Código Florestal

Na primeira Tribuna Livre do ano de 2011, na última segunda-feira, 01, o Senhor Hélio Bernardi, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carazinho, a convite da presidente Sandra Citolin abordou o ponto de vista dos trabalhadores rurais quanto ao novo Código Florestal, no que se refere principalmente às APPs, que podem inviabilizar principalmente as pequenas e médias propriedades rurais.

Uma das propostas que pode ser alterada segundo o relator Aldo Rebelo e deve beneficiar os pequenos produtores, que terão obrigatoriamente a preservação da APP, mas serão dispensados de recompor o eventual passivo da Reserva Legal em sua propriedade desde que o desmatamento tenha ocorrido até julho de 2008. O grande produtor será obrigado a manter a Reserva Legal, somada à APP, desde que esta esteja recuperada ou em processo de recuperação.

Essa é uma sugestão dentre muitas outras apresentadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), que pode ser incorporada ao projeto de Lei que irá para votação.

Na oportunidade também foi realizado convite aos vereadores para participação da 9º edição do evento comemorativo ao dia Internacional das Mulheres, que irá homenagear produtoras rurais de Carazinho, Santo Antônio do Planalto, Coqueiros do Sul e Almirante Tamandaré do Sul pela passagem do seu dia.