Sandra e Erlei visitam CAPS-AD em Chapecó

A presidente do Legislativo e o vereador Erlei Vieira realizaram visita ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do município de Chapecó. O objetivo principal da visita foi conhecer a estruturação do serviço e as ações desempenhadas, já que a unidade do CAPS-AD em Chapecó é referência na região sul em resultados efetivos no tratamento de Dependentes Químicos, sendo também um dos primeiros constituídos na Região Sul atendendo a quatro anos Dependentes de Álcool e Drogas.

Na oportunidade os vereadores foram recebidos pela coordenadora do programa, Rosa Chiardia, e um dos profissionais médicos, Dra Michele Agostini, que apresentaram a metodologia aplicada no CAPS-AD com ênfase no atendimento em grupo dos Dependentes Químicos. A Dra. Michele atende 40 horas no CAPS-AD e apresentou sua experiência de sucesso atendendo grupos de oito pessoas com consultas de 1h e 30min, segundo a Dra "Muitas vezes a situação de um dependente é bem próxima a do outro e nesses atendimentos eles se identificam e quando dou o suporte a um paciente muitas vezes estou ajudando a todos do grupo! Também oferecemos atendimentos individuais caso seja solicitado pelo paciente, mas o atendimento em grupo pela minha experiência é muito mais eficiente e com ele conseguimos acabar com a fila de espera para as consultas médicas."

A coordenadora do serviço apresentou aos vereadores a equipe técnica que da o suporte aos atendimentos, atualmente contam com 1-Terapeuta Ocupacional, 1-Médico Clínico Geral 40 horas, 1-Enfermeiro 40 horas, 1-Psiquiatra 20 horas, 1-Técnica de Enfermagem 40 horas, 1-Psicóloga 40 horas, 1-Assistente Social 40 horas, 2 Funcionários Administrativos e 2 Serviços Gerais.

Quanto aos atendimentos prestados pelo CAPS a Coordenadora apresentou números expressivos,"são mais de 300 atendimentos mês, executados em regime intensivo, semi-intensivo e não intensivo, possuímos dois grupos de auto-ajuda que se destacam dentro de nossa estrutura o "SINTA" existente há mais três anos, dentro deste grupo se criou uma credibilidade quanto ao sempre dizer a verdade, são exercitadas técnicas de confrontação, o grupo  é sempre acompanhado por um médico responsável, outro grupo criado foi para tratar das recaídas, o "DE VOLTA PARA O CAPS", pacientes que regressam de internações em clínicas, comunidades terapêuticas e do CAPS são acolhidos e direcionados a oficinas, recebem atendimentos médicos em grupo e individuais. Aos pacientes que se encontram em crise ainda é oferecido dois leitos como pronto socorro, esses são utilizados principalmente por Dependentes do Álcool que geralmente não possuem acolhimento adequado.

O vereador Erlei defensor da criação do CAPS-AD desde o início do seu mandato se identificou com a forma que essa unidade está trabalhando,  para o vereador "o atendimento em grupo é o que gera mais resultados, temos em nossa cidade o Narcóticos Anônimos- NA e o Alcoólicos Anônimos- AA, que dão apoio aos dependentes após a desintoxicação e também recuperam muitos dependentes, o diferencial que o CAPS-AD traz nos grupos de auto-ajuda é a participação de um médico, pois tem casos em que é necessário, pela agressividade da droga a sociedade e ao dependente. Para acrescentar e dar mais qualidade ainda ao CAPS em Chapecó ainda sugiro que seja implantado no programa os  Doze Passos dos grupos AA e NA,  que trabalha o principal do Dependente Químico, que é o Caráter, Humildade e Honestidade." Concluiu o vereador dizendo "que no momento que se trabalhar esses três princípios não será necessário nem mesmo a medicação para a recuperação."

A presidente do Legislativo se somou a luta para estruturação do CAPS-AD em Carazinho e na visita percebeu o excelente trabalho que é prestado nessa unidade em Chapecó e comentou: "a equipe técnica é maravilhosa mesmo dentro das limitações de infraestrutura, e desempenha papel fundamental na recuperação dos pacientes. O poder Legislativo é apoiador deste projeto e iremos lutar até que ele seja realizado,  Carazinho precisa de uma estrutura assim, aqui muitas pessoas se recuperam e são resgatadas ao convívio da sociedade."

Os representantes do Legislativo na visita coletaram também dados financeiros para instalação do programa para implantação, o Ministério da Saúde disponibiliza R$50 mil já para o custeio, são pagas a produção ambulatorial SIA/SUS, em Chapecó o valor recebido por mês é de R$25 mil do Governo Federal,  existe a possibilidade de pactuar junto ao Governo do Estado um valor extra para custeio, dividindo toda responsabilidade entre o Município, Estado e Governo Federal.

Ao retornarem ao município Erlei e Sandra se reuniram com o Secretário Nelson Loeff e colocaram os subsídios coletados. O Secretário comentou com os vereadores que o Senhor Prefeito Municipal, Aylton Magalhães,  já autorizou a sua equipe a formular o Projeto e instalar uma unidade no município, Loeff adiantou que existe a intenção de instalar o serviço anexo ao CEMEP onde atualmente funciona o ESF Operário que irá mudar de endereço em aproximadamente 60 dias com a conclusão do prédio onde será instalado o PPV.  Erlei comentou que elaborou o Projeto Técnico e estará encaminhando ao secretário ainda essa semana para que seja aproveitado e adaptado pela equipe da Saúde.

O Secretário Nelson Loeff também apoiou a idéia da Presidente Sandra e do vereador Erlei na realização de uma audiência pública para tratar o tema, Dependência Química, nessa audiência será formulado um diagrama com o que o município oferece para o tratamento e prevenção e será desenvolvido em conjunto uma proposta de um novo organograma com onde queremos chegar com as melhores ações para amenizar o sofrimento do Dependente e de toda Sociedade.