Sessão Solene Comemorativa aos 80 anos de Carazinho

Pela primeira vez na história dos 75 anos do Legislativo a Sessão Solene comemorativa aos 80 anos de emancipação político administrativa do município foi organizada e produzia por uma mulher, a presidente Sandra Citolin, e como não podia ser diferente a sessão teve um toque especial, o que tornou o ato ainda mais característico, a cantora Fernanda que interpretou o Hino municipal, do estado e o  Nacional, todos os presentes se emocionaram com o talento da cantora.

A sessão solene faz parte das comemorações de aniversário do município e todo o ano homenageia importantes personalidades da comunidade carazinhense, pela vivência e pela convivência na nossa sociedade. Todos os homenageados trazem retorno inestimável a muitos, e nas mais diversas áreas, através do esforço, competência, espírito de liderança, empreendedorismo, solidariedade e justiça social.

No ano de 2011 os indicados pelo executivo foram: ALVARO MOISES SANA - Título Cidadão Honorário e ANTONIO BATISTA PORTES - Comenda O Bombeador, e pelo Legislativo  NADJA HARTMANN - Destaque Jornalístico, VALENTINO FERRARI JUNIOR - Cidadão Emérito, HERNILDO LUIZ DALLAZEN - Cidadão Honorário, NILVO VIEIRA SARMENTO (CASTELINHO) -  Comenda O Bombeador e PEDRO LUIZ LIMA (CORONEL LIMA) - Comenda O Bombeador

O atual Secretário da Administração e homenageado com o título Cidadão Honorário se pronunciou  em nome dos homenageados do Executivo, ao iniciar seu pronunciamento declarou seu amor antigo pelo município, que adotou há mais de cinqüenta anos como cidade natal, Sana explanou as mais diversas áreas que atuou na administração pública como cargo em comissão e eletivo, onde ocupou o cargo de vice-prefeito na administração do prefeito Ernesto Keller assumindo mais de 17 vezes como chefe do Executivo e também em empresas privadas e como profissional liberal, em resumo segundo ele, "Cheguei em Carazinho, bebi água do Rio da Varzea e fiquei".

O homenageado ainda comentou sobre a indicação do senhor Antonio Batista Portes, homenageado com a comenda o Bombeador, Portes é um cidadão simples que se destacou na sociedade por uma trajetória de muito trabalho comprometido pela sociedade, como líder sindical, teve uma atuação conciliadora sempre buscando melhores condições a sua classe, mas sempre muito ponderado nas suas ações.

Em nome dos homenageados do poder Legislativo a Jornalista e homenageada com o título destaque Jornalístico Nadja Hartmann expressou sua satisfação em receber o titulo e enalteceu a honra  do momento em que está recebendo o título, ser num ano de tantas conquistas do município com a conquista de novas empresas, em especial, a implantação do Pólo Logístico. Nadja ainda destacou o amadurecimento do cenário político do município onde os Poderes Legislativo e  Executivo convivem  em harmonia, mas não numa relação de subserviência, mas sim numa relação de diálogo em favor de Carazinho, Nadja ainda destacou a seriedade que vem se tratando o acordo da mesa diretora da legislatura 2009-2012, onde pela primeira vez na história vem se cumprindo. Por fim a homenageada agradeceu por todos os indicados ao poder Legislativo por esta importante distinção.

O senhor Prefeito Aylton Magalhães saldou os indicados do Executivo, parabenizou a presidente Sandra Citolin pela organização da cerimônia que segundo o prefeito "já esta mostrando um toque especial de mulher", com a presença da cantora Fernanda e parabenizou a todos os homenageados.

Em nome do Legislativo a presidente parabenizou os indicados às honrarias máximas do município, e ressaltou que a escolha não foi apenas dos poderes, mas sim da comunidade, todos estão aqui pelas ações realizadas pela comunidade, os vereadores e o prefeito souberam ouvir a comunidade para formular a nominada. Sandra ainda destacou que o momento que se vive é  de amadurecimento onde se exige um novo momento de desenvolvimento econômico, com forte caráter social e distributivo, tendo como base o amplo diálogo com a sociedade tornando-se fundamental pessoas que ao longo de sua trajetória, não somente colaboraram com o amadurecimento do município, mas também ultrapassaram fronteiras e a todo instante fazem nosso mundo girar mais rápido.

A presidente finalizou ressaltando o talento de todos em conjugar eu sou, tu és, nos somos, que é a condição permanente para o crescimento cultural social da comunidade.  Todos os homenageados são especiais devido a essa grande virtude.