Morre ex-vereador José Maria Medeiros

Ex-vereador e figura ilustre em Carazinho, assim é que vamos nos lembrar de José Maria Medeiros. Nascido em 8 de abril de 1914, era um dos cinco filhos de Lidia de Souza Medeiros e Felipe Santiago Medeiros. Durante os anos de 1947 a 1984 foi vereador, exercendo mandato ininterrupto, sendo presidente desta casa por oito (8) vezes; sua trajetória política teve vertentes no PTB onde foi inicialmente filiado e também no PDT.

Seus hábitos enquanto vereador irão ficar guardados na memória de muitos carazinhenses que durante os mandatos de José Maria Medeiros por muitas vezes recebiam suas visitas em seus lares buscando conhecer anseios e a realidade das famílias. Muitos foram os ganhos do município nos mandatos de Medeiros, foi fundador do Circulo Operário de Carazinho; do Sindicato dos Metalúrgicos e Materiais Elétricos de Carazinho; fundou e presidiu por vários anos o Sindicato dos Empregados da Indústria da Alimentação e Construção Civil de Carazinho;participou ativamente na fundação do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Carazinho; foi incentivador das Associações Comunitárias dos Bairros Vila Rica, Loeff e Ouro Preto; beneficiou a classe de servidores municipais quando em 1972 assumiu inteirinamente a municipalidade no governo do Prefeito Sr. Loreno Albuquerque Graeff que concedeu aumento de 25% aos servidores. Foi alvo de homenagem da revista Três Poderes, que destina-se a divulgação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; na edição demarço de 1982, no exemplar nº 1, de circulação nacional.

Sua força de vontade era invejável por todos, prova disto é que no auge de seus 95 anos com saúde fragilizada, ele mesmo assim cumpria seu papel de cidadão comparecendo a todos os pleitos eleitorais.

Em novembro de 2008, José Maria Medeiros recebeu homenagem do Poder Legislativo quando o gabinete da presidência da Câmara Municipal de Vereadores passou a se chamar "Sala José Maria Medeiros", na ocasião o próprio homenageado descerrou a placa instalada na porta do gabinete.

O ex-vereador José Maria Medeiros faleceu na manhã desta segunda-feira, e seu corpo está sendo velado na Câmara Municipal,  será sepultado às 9 horas de hoje no Cemitério da Paróquia da Glória . Medeiros deixa quatro filhas, quinze netos, vinte e quatro bisnetos e um tataraneto.

Em nome da Câmara Municipal, funcionários e vereadores prestamos os mais sinceros votos de pesar aos familiares por esta figura ilustre que foi nosso ex-vereador.