13 . 12 . 2017 - 15 : 00

Apresentado os estudantes do Programa Juventude Legislativa

O primeiro contato dos estudantes selecionados para o Programa Juventude Legislativa com a Câmara de Vereadores ocorreu na tarde desta terça-feira, 14, durante um bate-papo informal entre os estudantes com o Vereador Lucas Gabriel Lopes, servidores da Casa e assessores legislativos.

O Programa inicia efetivamente no ano de 2018, mas o primeiro contato foi realizado ainda neste ano para que os alunos pudessem conhecer a estrutura e os serviços realizados pela Casa Legislativa.

Ao todo serão 14 estudantes que foram indicados pelas escolas e estão matriculados a partir do 9º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio das instituições públicas e privadas de Carazinho.

Participaram do primeiro encontro os estudantes Ana Carolina Lucas da Silva (EMEF CAPITÃO ARISTÍDES GABRIEL HAEFFNER), Anna Luíza de Lima Gay (EMEF PATRONATO SANTO ANTÔNIO), Eduarda Avila Ferreira (EMEF PEDRO PASQUALOTTO), KauanaKássia Camargo (EMEF RUFINO LEAL), Larissa Guedes (E.E.E.B. ÉRICO VERÍSSIMO), Luana Rita Paranhos Gehlen (E.E.E.M. MARQUÊS DE CARAVELAS), Letícia da Rosa de Oliveira (E.E.E.M. ERNESTA NUNES), Nicole Santos (EMEF DR. PIERO SASSI), Pamela Andressa Pressila de Quadros (EMEF POLÍBIO DO VALLE), Pedro Gabriel Cadore (E.E.E.F. PRINCESA ISABEL) e Yohanna Fernanda dos Santos Cavol (COLÉGIO NOTRE DAME APARECIDA). Fazem parte do Programa também os estudantes Arthur Francisco WonMühlen (COLÉGIO LA SALLE), Brenda Carolina Ferrareis de Oliveira (EMEF EULÁLIA VARGAS ALBUQUERQUE – CAIC) e Gabriélli de Lima Penz (EMEF PEDRO VARGAS).

O Programa Juventude Legislativa:

A proposta apresentada pelo vereador Lucas Gabriel Lopes tem como intuito despertar no jovem a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade, assim como a integração com o Poder Legislativo para despertar a ética, a cidadania e valores para uma sociedade solidária e comprometida. Por esse motivo, pensou-se em criar junto à comunidade espaços para o crescimento dos anseios dos jovens em direção à conquista da cidadania, num processo de contínua aprendizagem.

Foi unindo todas essas ideias que o vereador elaborou o projeto que institui no município o Programa Juventude Legislativa, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito municipal e que a partir de março de 2018 terá sua efetivação no município, possibilitando aos alunos o acesso e conhecimento dos vereadores e as propostas apresentadas no Legislativo em prol da comunidade.

A partir desse programa, Lopes pretende oportunizar momentos para se discutir e refletir acerca dos problemas do município que mais afetam a população, possibilitando situações em que os alunos, representando as figuras dos vereadores, apresentem sugestões para solucionar importantes questões do município e sensibilizará a comunidade escolar para participarem deste movimento. Esta é uma meta do vereador que tem um trabalho muito forte em fortalecer as lideranças juvenis do município, a começar pelos grêmios estudantis das escolas.

Autor: Camila Rosado

27.12.2017 - 08:00
Vereador Tenente Costa assume a Presidência da Câmara.

Chegou à Câmara de Vereadores o ofício do prefeito municipal Milton Schmitz comunicando a sua saída para tratar de assuntos particulares nos dias 27 e 28 de dezembro e solicitando

27.12.2017 - 08:00
Câmara realiza audiência pública para debater a abertura dos Mercados e Supermercados aos domingos.

Na noite de ontem foi realizada na Câmara Municipal uma audiência pública para debater a abertura dos mercados e supermercados aos domingos, a participação foi grande por

21.12.2017 - 09:00
Presidente do Legislativo convoca os proprietários de pequenos comércios para reunião na Câmara.

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Estevão De Loreno, convida os proprietários de mercados, mini mercados, pequenos comércios de bairros para participarem de uma audiência

20.12.2017 - 14:00
Presidente do Legislativo indica representante da Sociedade Civil no PreviCarazinho.

Seguindo o que dispõem a LEI COMPLEMENTAR Nº 115 que Criou o Instituto de Previdência dos Servidores Titulares de Cargo Efetivo no Município de Carazinho – PREVICARAZINHO,

Sessão Solene nº 328 (22/01/2018 - 20:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião SOLENE, a ser realizada dia 22 de janeiro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 20 horas.