17 . 11 . 2017 - 09 : 47

Prêmio Zumbi dos Palmares será entregue na próxima semana

Já foram definidos os homenageados para o Prêmio "Prêmio Zumbi dos Palmares" da Câmara de Vereadores deste ano.  O prêmio existe no município desde 2012, e visa homenagear anualmente no dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), em reconhecimento pela luta contra a discriminação racial e demais intolerâncias contra minorias.

As indicações foram realizadas pelas entidades e grupos do Movimento Negro,conforme previsto na lei que institui no município esta homenagem. Neste ano será feita a entrega  também a pessoa  jurídica, através da entrega de documentos que comprova que a mesma possui no quadro de funcionários 20% de funcionários negros.A honraria à pessoa jurídica será dada neste ano ao Núcleo do CPERS Sindicato, que possui somente uma servidora na unidade de Carazinho, sendo ela da raça negra.

Já a indicação de pessoa física, entre os nomes encaminhados até o poder Legislativo, foi escolhido para este ano o médico veterinário Júlio Tadeu Flores da Rocha.

A entrega das honrarias acontecerá no dia 20 de novembro, dia que é lembrada a morte de Zumbi dos Palmares, que é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra. Neste dia, nenhum projeto deverá ser apreciado pela casa.

Quem foi Zumbi dos Palmares:

Zumbi é considerado um dos grandes líderes da história, símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial.

Ele nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi o principal representante da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas.

Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue ao padre jesuíta católico Antônio Melo, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa, latim, álgebra e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, fugiu de Porto Calvo para viver no quilombo dos Palmares. Na comunidade, deixou de ser Francisco para ser chamado de Zumbi (que significa aquele que estava morto e reviveu, no dialeto da tribo imbagala de Angola).

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.

22.11.2017 - 09:38
Contratação emergencial de agentes de combate a endemias está em tramitação na Câmara

Está em tramitação na Câmara de Vereadores o projeto de lei que visa a contratação emergencial de agentes de Combate a Endemias. De acordo com a justificativa do

21.11.2017 - 10:11
Grupo Toniato apresenta a sua Unidade em Carazinho

Foi inaugurada nesta terça-feira (21) a nova Unidade de Negócios do Grupo Toniato no município de Carazinho. O local tem foco no segmento de transporte agroquímico e vem para

20.11.2017 - 20:30
Prêmio Zumbi dos Palmares é entregue pela Câmara de Vereadores

Foi entregue durante a sessão solene da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (20) o Prêmio Zumbi dos Palmares, de acordo com a Lei Municipal número 7.481 o qual institui no

20.11.2017 - 16:07
Prêmio Zumbi dos Palmares será entregue nesta segunda-feira

Será entregue nesta segunda-feira (20), durante sessão solene do Legislativo, o Prêmio "Prêmio Zumbi dos Palmares" da Câmara de Vereadores.  O prêmio existe no

Sessão Ordinária nº 322 (27/11/2017 - 18:45)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 27 de novembro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas e 45 minutos.