Vereador Erlei participa de Reunião do Programa de Prevenção a Violência

O município em parceria com o Governo do Estado está ampliando as ações do  Programa de Prevenção a Violência (PPV)  dentro do município, buscando a articulação das politicas públicas e da sociedade civil na constituição de uma rede de combate a violência baseada em cinco frentes: construção de uma rede social, identificação dos principais desafios, integração de soluções e promoção das ações governamentais e não governamentais. O objetivo do programa, firmado em parceria com a Unesco é de reduzir a criminalidade em até 20% dentro de dois anos.

Aconteceu na manhã de quinta-feira (12) no salão do CMPP, reunião com representantes da comunidade, Delegado de Policia responsável pela Delegacia da Criança e do Adolescente José Soares Dias, Vereador Erlei Vieira, Representante da 39ª Coordenadoria de Educação Marina Leirias, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Irineu Graebin, Diretora Técnica da SMS Anelise Almeida, Diretora Administrativa Ana Elisa Pádua, Diretor Executivo Valdir Bohrer, Representante do CRAS Nair Silva, Agentes de Saúde, representantes de entidades do município e representando o Governo do Estado Evelise Motta dos Santos, uma das 10 consultoras da Unesco responsáveis pela organização dos grupos formados no Estado.

Foram debatidos na reunião as próximas ações que serão realizadas no município acerca do programa e ficou definido a realização de uma reunião no bairro Princesa com a participação da comunidade para elencar as "prioridades para melhoria na qualidade de vida do bairro". Com este levantamento será possível desenvolver um trabalho e a elaboração de um plano de ação para identificar os problemas, analisar as causas, verificar as respostas e realizar uma avaliação ampla quanto às ações.

Essas ações buscam atacar as causas da violência porque só assim será possível diminuir as consequências geradas por ela. No município o índice de homicídios no ano de 2010, por exemplo, até a data de hoje já supera o total do ano de 2009.

Na sua primeira etapa o programa irá atender o bairro Princesa com possibilidade de ampliar suas ações a outros bairros futuramente. A escolha do bairro princesa deve-se ao auto-índice de violência incidente dentro do bairro. Em parceria com o governo do estado será construída uma nova estrutura para a Unidade de saúde ESF para atender as ações do programa.

O vereador Erlei participou da audiência e avaliou como positiva a iniciativa que irá abordar indiretamente o tema da drogadição atacando as causas dos problemas e trabalhar a prevenção e não à repressão que estatisticamente é a forma mais eficiente de se combater a violência. Erlei por fim destaca que será um apoiador nesse projeto por entender a importância desse na melhoria da qualidade de vida dos carazinhenses.