10 . 10 . 2017 - 17 : 30

Escola Rufino Leal já tem sua representante para o Programa Juventude Legislativa

Atendendo o convite da diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rufino Leal Luciane Roese, os vereadores Lucas Gabriel Lopes e João Pedro Albuquerque de Azevedo estiveram na escola para conhecer os três alunos que demonstraram interesse em participar do Programa Juventude Legislativa. Como cada escola poderá indicar apenas um representante, foi proposto um momento em que os alunos pudessem expor suas ideias e dizer por que mereciam representar a escola no Programa.

A proposta foi apresentada ao autor da Lei Municipal que cria o Programa, vereador Lucas Lopes, que aceitou a ideia e repassou o convite aos demais vereadores da Casa para que pudessem, juntos, avaliar o que melhor se sobressaísse na oratória e no conteúdo apresentado. Na escola, os alunos Kevin, Kauana e Igor expuseram suas opiniões, destacando o que realmente achavam importante para se construir uma comunidade melhor, apontando pontos negativos e positivos da realidade atual da política local e nacional.

Após a apresentação dos três alunos, os vereadores se reuniram e discutiram o que melhor se destacou, levando em consideração a oratória, postura e atitude, sendo escolhida para representar a escola no ano que vem no Programa a aluna Kauna Camargo.

Cabe ressaltar, que este critério foi adotado pela Escola e não necessariamente é obrigatório a todas as outras escolas do município. Contudo, pode ser uma forma de escolha caso haja mais de um aluno que esteja determinado em participar.

O Programa:

Cada escola poderá indicar um aluno, devidamente matriculado a partir do 9º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio (vigência 2018), para participar do processo de escolha dos vereadores do Programa Juventude Legislativa.  Em caso de haver mais de treze interessados dentre todas as escolas, caberá aos servidores efetivos do Legislativo realizar uma eleição para escolha dos representantes e suplentes. As escolas têm o prazo para realizar a indicação, até o dia 31 de outubro de 2017, por ofício destinado ao gabinete do vereador.

O Programa iniciará em março de 2018 e tem como principais objetivos despertar no jovem a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade; integrar com o Poder Legislativo a responsabilidade de despertar a ética, a cidadania e valores para uma sociedade solidária e comprometida e criar junto à comunidade espaços para o crescimento dos anseios dos jovens em direção à conquista da cidadania, num processo de contínua aprendizagem.

Qualquer dúvida em relação do Programa ou prazo pode ser sanada diretamente com o gabinete do vereador através do email vereadorlucas@camaracrz.rs.gov.br ou 3330-2322, ramal 219.

27.12.2017 - 08:00
Vereador Tenente Costa assume a Presidência da Câmara.

Chegou à Câmara de Vereadores o ofício do prefeito municipal Milton Schmitz comunicando a sua saída para tratar de assuntos particulares nos dias 27 e 28 de dezembro e solicitando

27.12.2017 - 08:00
Câmara realiza audiência pública para debater a abertura dos Mercados e Supermercados aos domingos.

Na noite de ontem foi realizada na Câmara Municipal uma audiência pública para debater a abertura dos mercados e supermercados aos domingos, a participação foi grande por

21.12.2017 - 09:00
Presidente do Legislativo convoca os proprietários de pequenos comércios para reunião na Câmara.

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Estevão De Loreno, convida os proprietários de mercados, mini mercados, pequenos comércios de bairros para participarem de uma audiência

20.12.2017 - 14:00
Presidente do Legislativo indica representante da Sociedade Civil no PreviCarazinho.

Seguindo o que dispõem a LEI COMPLEMENTAR Nº 115 que Criou o Instituto de Previdência dos Servidores Titulares de Cargo Efetivo no Município de Carazinho – PREVICARAZINHO,

Sessão Solene nº 328 (22/01/2018 - 20:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião SOLENE, a ser realizada dia 22 de janeiro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 20 horas.