Orçamento de 2011 foi debatido em Audiência Pública

A Constituição Federal prevê a realização de audiência pública com objetivo de oportunizar a comunidade na participação e elaboração da LDO Lei de Diretrizes Orçamentárias, no ano de 2009 essa audiência aconteceu após o envio ao Legislativo, já em 2010 o Executivo inovou realizando a audiência antes da elaboração da proposta inicial.

Participaram na tarde de ontem da audiência representando Legislativo o Presidente  Gilnei Jarré, Vereadora Sandra Citolin e o  Vereador Erlei Vieira, representando o Executivo Municipal o  Secretário do Planejamento Hélio Büllau, Secretário da Educação Jairo Martins, Secretário da Saúde Pedro Santana, Secretário da Fazenda Moises Marcondes, Secretário de Gabinete Eduardo Assis e o Secretário do Desenvolvimento Nelson Loeff, também se fizeram presentes  representantes da comunidade em especial o Professor Adejarme Presidente da UACC.

O Secretário do Planejamento mediou à audiência apresentando as estimativas de crescimento do orçamento em 2011 acompanhando os índices financeiros. O orçamento em execução é de R$74 milhões, já para o próximo ano é estimado em aproximadamente R$80 milhões. O Secretário ainda ressaltou que os números podem mudar principalmente quanto aos repasses oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é dimensionado conforme o numero de habitantes, atualmente a população do município é de 60.338 com o incremento de mais 790 habitantes a faixa de repasse pelo coeficiente do TCU passaria de 2,2% para 2,4% o que representa mais R$1,3 milhão a mais no orçamento.

Após a explanação sobre o orçamento global do município as Secretarias representadas apresentaram seus planos e metas para o exercício de 2011, e as entidades e a comunidade representada apresentaram sugestões que vem a contribuir com a elaboração dessa proposta inicial que deve ser enviada para Câmara até o final de Agosto.