Vereador propõe campanha para incentivar a doação de órgãos e tecidos nos hospitais e clinicas do município

26/09/2017 09:50:00

Um projeto de autoria do vereador Gian Pedroso, protocolado na última segunda-feira (25), dispõe sobre a obrigação de afixação de cartazes incentivando doação de órgãos e tecidos nos hospitais, clínicas e laboratórios particulares. Esta iniciativa surgiu em função de se estar na semana em que se realiza a Campanha Nacional da Doação de órgãos e Tecidos, tendo o dia 27 de setembro como o Dia Nacional da Doação de órgãos e Tecidos.

Desta forma, o protocolo do projeto visa marcar e registrar positivamente esta campanha, uma vez que muitas pessoas não têm noção da importância deste ato e do que ele significa, tanto para a família de quem faz a doação, mas principalmente para a família da pessoa que recebe a doação. Segundo Pedroso, “é normal, comum até, ter medo da morte e não querer se preocupar com esse assunto ainda em vida, muito mais cômodo é não pensar a respeito, apesar da inevitabilidade de que, um dia, todo mundo parte. Mas há uma decisão que, se tomada por uma só pessoa durante a vida, pode ajudar a salvar a saúde de outras dezenas: a doação de órgãos e tecidos” ressaltou o vereador.

Essa é uma decisão que pode ser definida por cada um antes de passar por alguma doença debilitante, mas acaba tendo de ser tomada pelos familiares.Por isso, o incentivo para permitir à equipe médica que retire partes dos órgãos, como coração, pulmão e fígado, é importante.

Além disso, o projeto propõe aos estabelecimentos de atendimento à saúde a exposição de cartazes com a seguinte frase: “Doe órgãos, Doe Vida. Como posso ser doador de órgãos? Para ser doador de órgãos e tecidos, não é necessário deixar nada por escrito. A doação só acontece com autorização familiar. A vontade é sua, a decisão é deles. Por isso, converse em casa sobre sua escolha. É a intenção e não a doação que faz o doador. #SouDoador.”

O projeto segue agora para as comissões da casa, para que seja analisado e liberado para apreciação do mesmo.