Parceria entre Executivo e Legislativo consolida uma nova EMEI para Carazinho

30/08/2017 15:32:00

Uma parceria entre o Legislativo, o Executivo e a Rede La Salle estará beneficiando a comunidade do bairro Oriental, pois foi anunciado na última segunda-feira (28), pelo vereador Lucas Gabriel Lopes, a abertura de uma nova Escola de Educação Infantil no município que funcionará junto ao antigo Juvenato.  O assunto vinha sendo discutido entre as instituições desde o início do ano, em função do grande número de pais que procuravam a secretaria de educação em busca de vagas na educação infantil.

Em fevereiro, o assunto foi pauta de uma reunião no bairro Oriental, na época estiveram presentes as mães que não estavam conseguindo vaga, além de representantes do Executivo e do Legislativo. Naquela data havia sido solicitado à secretária de educação a possibilidade de transferir a creche Padre Gildo, hoje no bairro Oriental, para o prédio da antiga escola Francelino Dorneles (hoje sede do IFFSUL), ou que algum outro local, até mesmo a construção de outra creche para as crianças. A mobilização partiu das mães que estavam precisando das vagas para poder voltar ao mercado de trabalho e por esse motivo estão apresentando possibilidades para acabar com o problema.

Desde então, o vereador Lucas Lopes vem sendo um dos principais mediadores desta negociação, que foi construída em parceria com a rede Lassalista. Na última semana, porém, houve o acerto entre as partes, o que vai garantir ao município novas vagas na educação infantil. A partir de agora, serão feitas as adequações nas casas para que, muito em breve, a escola inicie as atividades. Em uma das casas serão atendidas as crianças da EMEI Padre Gildo, já a outra, será uma nova escola que se chama Irmão Martin Weber, que atenderá crianças de 0 a 3 anos.

Para o Lopes, este é um momento ímpar “como colaborador da instituição, vínhamos pensando em muitos projetos junto com a Rede La Salle para aquele espaço, e quando soube da necessidade de abertura de novas vagas no bairro Oriental, logo conversei com a secretária de educação sobre a ideia de instalarmos a EMEI no local”. Após o diálogo com o Executivo, o vereador apresentou o conceito para a instituição que “também foi bem aceita pelos Irmãos Lassalistas e pelo prefeito e, então, iniciamos as tratativas. Sinto-me muito feliz em poder contribuir nessa conquista para a educação do nosso município.”.