Anteprojeto de vereador torna obrigatória a consulta à comunidade escolar para a designação de diretores e vices nas escolas municipais

29/08/2017 15:36:00

Foi entregue à secretária de educação, Sandra Citolin, um anteprojeto elaborado pelo vereador João Pedro Albuquerque de Azevedo, o qual estabelece a obrigatoriedade da realização de consulta à comunidade escolar previamente à designação dos diretores das escolas da rede pública municipal.  O assunto foi apresentando pelo vereador durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta semana, e deverá ser avaliado pela secretária.

Nesse anteprojeto, o vereador propõe que os professores, funcionários, pais ou responsáveis e os alunos das escolas municipais possam indicar quem desejam que ocupe a direção da sua escola, como mais um elemento de efetivação da gestão democrática que compõe a Meta 19 do Plano Nacional de Educação. Apesar de a decisão final continuar nas mãos do prefeito – o que não pode ser mudado por orientação do Supremo Tribunal Federal –, será uma forma de reconhecer os bons trabalhos à frente das escolas e possam ter o respaldo para terem continuidade.

No projeto estão previstos alguns requisitos para o registro da chapa, sendo obrigatório que os integrantes pertençam ao quadro do magistério municipal, possuam curso superior com licenciatura e apresentar uma proposta de Plano de Ação compatível com o projeto político pedagógico do respectivo estabelecimento de ensino e com as políticas educacionais da Secretaria Municipal de Educação. Desta forma, o vereador acredita que esta prática irá otimizar o foco no mérito e desempenho e não nos interesses partidários, construindo uma educação voltada à qualificação e aos resultados positivos.

Além disso, João Pedro destaca que este anteprojeto “atende a reivindicações de diversos profissionais da educação, e a nossa ideia é que a regra possa ser implantada e aplicada para as futuras designações, a fim de que os atuais diretores possam continuar o lindo trabalho que vêm realizando. E, quem sabe, serem conclamados pelas respectivas comunidades escolares no futuro!”, declarou o vereador.