Carazinho discute sobre a Reforma da Previdência

23/06/2017 16:47:00

A Câmara de Vereadores de Carazinho sediou na tarde desta sexta-feira (23) uma audiência pública sobre a Reforma da Previdência. O evento foi realizado pela frente Gaúcha em Defesa da Previdência Pública da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e contou com a presença do presidente da AL Edegar Pretto, deputado Estadual Juliano Roso e deputado federal  Dionilson Marcon, secretário de Administração Lori Bolesina, vereadores Estevão De Loreno, Alaor Tomaz, Anselmo Britzke, Clayton Pereira, Daniel Weber,João Pedro Albuquerque de Azevedo, Lucas Lopes, Márcio Hoppen e movimentos sindicais.

Inicialmente foi composta a mesa principal com a presença das autoridades citadas e dos palestrantes que trouxeram dados sobre a previdência e investimentos dos valores arrecadados pelos trabalhadores. O primeiro a esclarecer sobre o déficit da previdência foi o presidente da AGIP- Associação gaúcha de instituições previdenciárias e vice presidente da associação Brasileira de Instituições de Previdência Brasileiras Estaduais e Municipais Alderi Zanatta; diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBD Adriano Mauss e do assessor jurídico da Federação dos Sindicatos dos Servidores Municipais do Estado do0 Rio Grande do Sul João Artur Botoluzzi.

Eram esperados para discutir com a comunidade o secretário de desenvolvimento do Estado Márcio Biolchi e o ministro do trabalho Ronaldo Nogueira, ambos de Carazinho. Esta era uma reivindicação dos movimentos sindicais para que pudessem ouvir o que a comunidade local pensa sobre esta reforma. Contudo nenhum deles se fez presente ou mandou representante.

Sendo assim, o assunto, que tem sido bastante discutido em todo o país e tem preocupado os trabalhadores e os sindicatos, foi debatido no plenário da Câmara com grande público que pode discutir e questionar sobre os dados da previdência e as alterações previstas na PEC. A proposta, se aprovada, vai criar novas regras de idade, de tempo de contribuição para a aposentadoria, além de outros pontos que devem prejudicar o trabalhador.

Todos os membros da mesa fizeram o uso da palavra, todos em defesa dos trabalhadores, inclusive, um vídeo gravado pelo Senador Paulo Paim que reforçou os trabalhos feitos no Senado para barrar essas mudanças. Em sua fala, Paim disse que o governo Federal está tentando “colocar fogo nos direitos dos trabalhadores”, mas ao mesmo tempo rebateu que “o povo não é idiota, idiota é esse governo”, sobre os dados do rombo da previdência. Por fim, declarou que esta é “uma proposta criminosa” e que não pode ser aprovada no Senado Federal.

O evento teve transmissão ao vivo ela página oficial da Câmara de Vereadores e por um telão instalado do lado de fora da casa Legislativa.