Lideranças regionais serão convidadas para discutir situação do presídio de Passo Fundo

25/05/2017 16:26:00

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (25) uma reunião na Câmara de Vereadores de Carazinho para discutir da instalação do Presídio Regional Feminino de Passo Fundo as margens na BR 285. Na oportunidade se fizeram presentes no município os vereadores membros da comissão especial de estudos sobre a segurança pública de Passo Fundo Márcio Patussi (presidente), Fernando Rigon ( relator) e Cláudio Luiz Rufa (membro). Representando o município de Carazinho estava o prefeito municipal Milton Schmitz, vereadores Estevão De Loreno, Clayton Pereira, Daniel Weber, João Pedro Albuquerque de Azevedo, Lucas Lopes, Márcio Hoppen e Tenente Costa e presidente da ACIC Jocélio Cunha.

O assunto tornou a ser pauta no município de Carazinho após uma notícia ser vinculada na mídia local de que as obras do presídio regional estavam sendo retomadas, fato que gerou preocupação na população que em grande maioria é contrária a construção deste presídio tão próximo ao município. Prova disso foi uma mobilização realizada em março de 2014, quando um grupo trancou a BR 285, em frente ao local escolhido para a construção, pedindo para que não fosse dada continuação na obra.

Na época o fator determinante para que a população fosse contrária a construção eram os problemas ambientais, uma vez que o novo presídio estava sendo construído muito próximo da captação da água da Corsan, que abastece Carazinho. Além disso, se questionava se haveria os cuidados necessários para evitar que os dejetos  poluíssem a água dos carazinhenses.

Contudo, uma série de outros fatores começou a preocupar a população, pois o presídio estava sendo construído a aproximadamente 30 km de Passo Fundo, ou seja, estava muito mais próximo de Carazinho que de Passo Fundo. Essa situação foi bastante questionada pelos representantes do município, uma vez que os atendimentos médicos dos detentos seriam encaminhados até Carazinho, em função da distância. Da mesma foram, quando ocorresse uma fuga os detentos não iriam até PF. Por esses motivos, toda a comunidade local se mobilizou e conseguiu que a obra parasse, porém, novas notícias informaram que ela  estava prestes a ser retomada.

Pensando nisso, os vereadores de Passo Fundo se mobilizaram, pela primeira vez, para uma visita em Carazinho, onde puderam ouvir os motivos de todos serem contrários a proposta de construção do presídio.  Em tom de harmonia, os vereadores expuseram as diversas questões que podem interferir no município, principalmente, a saúde pública.

O prefeito Milton Schmitz foi além e citou os diversos gastos que o Estado terá com a instalação deste presídio no local em questão. “Estamos pleiteando um presídio também e estamos buscando um local que atenda os requisitos da Susepe, mas não vejo nada inteligente essa construção do presídio regional, pois são 30 km de deslocamento até um fórum ou julgamento, quanto se gastará somente nisto”, declarou. Apesar disso, destacou a importância da construção de um presídio regional “quanto maior melhor para a região”, mas sugeriu que se pensasse em outra área, que fosse uns 5km a 10Km de distância de Passo Fundo.

Os demais vereadores também foram unânimes em apoiar a construção do presídio, uma vez que é um problema regional e que não compete somente a Passo Fundo essa discussão, mas sim de todos os municípios que serão beneficiados através desta casa prisional. Por isso, sugeriram uma nova reunião com a presença destes representantes municipais, representantes da Susepe, Ministério Público e Governo do Estado para que possam buscar uma nova alternativa e expor que há intenção sim da instalação deste presídio, porém, não na área designada. Esta reunião deverá acontecer em Passo Fundo na próxima quinta-feira, com horário e local a ser definido, e até lá será pensada em uma área que possa atender a demanda pretendida.