Vereador lança o Programa Juventude Legislativa em encontro de lideranças juvenis

23/05/2017 11:36:00

Foi durante o 2º Encontro de Lideranças Juvenis, promovido pelo Colégio La Salle, que o vereador Lucas Gabriel Lopes apresentou o projeto de lei de sua autoria o qual cria no município o Programa Juventude Legislativa. O projeto foi protocolado na casa e visa  despertar no jovem a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade; integrar com o Poder Legislativo a responsabilidade de despertar a ética, a cidadania e valores para uma sociedade solidária e comprometida; criar junto à comunidade espaços para o crescimento dos anseios dos jovens em direção à conquista da cidadania, num processo de contínua aprendizagem.

A intenção do vereador era justamente aproveitar a presença das escolas de rede pública e privada no encontro de lideranças juvenis, para que já se comece uma mobilização dos alunos para a participação no programa. A efetividade deste acontecerá somente no ano que vem, uma vez que o projeto de lei elaborado prevê que no dia 30 de março de cada ano será feita eleição dos participantes, válido até janeiro do ano seguinte.

Além da apresentação do vereador, as lideranças juvenis das escolas do município ouviram a palestra do professor Ronaldo Laux que falou sobre o que é ser um líder, destacando a postura e ética profissional, além de citar o momento político que vive o país diante de tanta corrupção e a carência do povo brasileiro de que surjam novos líderes.

O evento ocorreu no Teatro do Sesc na manhã desta terça-feira e contou com a presença de 27 escolas, representadas por líderes de turmas e Grêmios Estudantis. Este é o segundo ano do encontro que é promovido pelo La Salle em parceria com a secretaria municipal de educação de 39ª Coordenadoria Regional de Educação.  Entre as autoridades presentes estavam os vereadores Lucas Gabriel Lopes e João Pedro Albuquerque de Azevedo, secretária municipal de educação Sandra Citolin, secretário geral de governo Jorge Dutra e coordenadora estadual de educação Sandra Bandeira.