08 . 05 . 2017 - 11 : 00

Vereador propõe que doadores de sangue e medula sejam isento na inscrição de concurso público

Um projeto de lei de autoria do vereador Daniel Weber prevê a isenção da taxa de inscrição em concurso público municipal para doadores de sangue e medula óssea, comprovada através de órgão oficial.

Através deste projeto, cria-se um incentivo à doação de sangue e medula óssea, com base no que vem ocorrendo em outros municípios que já aplicam esta lei. De acordo com dados de hemocentros de diversos estados brasileiros foi registrado um aumento de 12% a 15%, após aprovada a isenção aos doadores. Para o vereador Daniel Weber este projeto visa, além de incentivar a prática da doação, também é uma necessidade, pois “uma pequena parcela da população se propõe a doar sangue ou medula, por isso acredito que com esse incentivo teremos um aumento nesse número, além de ser uma necessidade, pois vemos um grande número de campanhas voltadas a este tema”, destacou Weber.

Além disso, o vereador destaca a importância da conscientização na população, pois uma doação pode salvar a vida de uma pessoa, mas ainda há muita dúvida e desconhecimento, principalmente para os doadores de medula óssea. Este é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico, mas que hoje ainda há muita dificuldade de encontrar um doador compatível. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, é feita uma consulta aos Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea e, através deste projeto, o vereador acredita também no aumento de pessoas interessada no assunto.

O Projeto de Lei deu entrada na Câmara no início deste mês e aguarda os pareceres das comissões para que possa ir à votação no plenário.

22.05.2017 - 10:20
Maio Amarelo: Poder público inicia atividades de conscientização no Trânsito

Dando início as atividades do Maio Amarelo, o departamento municipal de trânsito realiza nesta segunda-feira (22) diversas ações de conscientização dos motoristas,

19.05.2017 - 11:54
Galeto com massa busca arrecadar fundos para implantação da Equoterapia em Carazinho

O presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho Estevão De Loreno recebeu em seu gabinete, na manhã desta sexta-feira (19), integrantes do Centro Assistencial Regional em Equoterapia

19.05.2017 - 08:49
Nove projetos na pauta da sessão de segunda-feira

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores da próxima segunda-feira (22)  terá nove projetos em pauta e um relatório de execução orçamentária

17.05.2017 - 16:42
Vereador abre discussão sobre violência doméstica e familiar

O vereador Daniel Weber protocolou esta semana a alteração do titulo da Lei Municipal de sua autoria, a qual estabelece o Título Mulheres Destaques no município de Carazinho,

Sessão Ordinária nº 291 (22/05/2017 - 18:45)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 22 de maio, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas e 45 minutos.

1. Projeto de Lei 045/17 do Executivo Municipal, o qual Autoriza a abertura de Crédito Suplementar no orçamento de 2017; 2. Projeto de Lei 053/17 do Executivo Municipal, o qual Inclui meta nas Leis nº 7.681 PPA 2014/2017 e nº 8.142 LDO 2017, autoriza a abertura de Crédito Especial no Orçamento de 2017 e transferência de recurso orçamentário do Legislativo para o Executivo; 3. Projeto de Lei 015/17 do Gian Pedroso, o qual Os estabelecimentos públicos e privados deverão inserir nas placas de atendimento prioritário o simbolo municipal do Autismo; 4. Projeto de Lei 017/17 do Fábio Zanetti, o qual Benefício da meia-entrada para acesso a eventos na cidade de Carazinho, para as pessoas com Deficiência e dá outras providências; 5.Relatório de execução orçamentário de Março de 2017; 6. Projeto de Lei 004/17 do Luis Fernando Costa, o qual Determina que seja executado o canto Hino Nacional e Riograndense no início das aulas nas escolas municipais de Carazinho; 7. Projeto de Lei 006/17 do Gian Pedroso, o qual Institui a obrigatoriedade da realização do exame de mamografia no prazo ma´ximo de 30 dias a partir da solicitação médica; 8. Projeto de Lei 007/17 do Gian Pedroso, o qual Determina a obrigatpriedade da disponiblização do resultado do exame citopatologico do colo do útero no prazo máximo de 30 dias; 9. Projeto de Lei 010/17 do Gian Pedroso, o qual Determina a implantação de faixa elevada para travessia de pedestres em frente às escolas, no Município de de Carazinho; 10. Projeto de Lei 018/17 do Gian Pedroso, o qual Institui o Programa Cultural Danças Tradicionalistas Gaúchas para todos e fixa outras providências.