NOTÍCIAS

08 . 05 . 2017 - 11 : 00

Vereador propõe que doadores de sangue e medula sejam isento na inscrição de concurso público

Um projeto de lei de autoria do vereador Daniel Weber prevê a isenção da taxa de inscrição em concurso público municipal para doadores de sangue e medula óssea, comprovada através de órgão oficial.

 

Através deste projeto, cria-se um incentivo à doação de sangue e medula óssea, com base no que vem ocorrendo em outros municípios que já aplicam esta lei. De acordo com dados de hemocentros de diversos estados brasileiros foi registrado um aumento de 12% a 15%, após aprovada a isenção aos doadores. Para o vereador Daniel Weber este projeto visa, além de incentivar a prática da doação, também é uma necessidade, pois “uma pequena parcela da população se propõe a doar sangue ou medula, por isso acredito que com esse incentivo teremos um aumento nesse número, além de ser uma necessidade, pois vemos um grande número de campanhas voltadas a este tema”, destacou Weber. 

 

Além disso, o vereador destaca a importância da conscientização na população, pois uma doação pode salvar a vida de uma pessoa, mas ainda há muita dúvida e desconhecimento, principalmente para os doadores de medula óssea. Este é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico, mas que hoje ainda há muita dificuldade de encontrar um doador compatível. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, é feita uma consulta aos Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea e, através deste projeto, o vereador acredita também no aumento de pessoas interessada no assunto.

 

O Projeto de Lei deu entrada na Câmara no início deste mês e aguarda os pareceres das comissões para que possa ir à votação no plenário.

 

Autor: Assessoria de Comunicação

Notícias

04.12.2017 - 21:52
Uniforme Escolar é aprovado por unanimidade

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Carazinho desta segunda-feira votou e aprovou o projeto de Lei que institui no município a obrigatoriedade de uso do uniforme Escolar

04.12.2017 - 09:31
Projeto que institui o Uniforme Escolar será votado nesta segunda-feira

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Carazinho desta segunda-feira terá em pauta o projeto que institui no município a obrigatoriedade de uso do uniforme Escolar

04.12.2017 - 09:04
Unidade do IPE em Carazinho já está em funcionamento

Depois de meses de negociação com o Governo do Estado, está em funcionamento no município de Carazinho a agência do IPE. A unidade estava para atendimento desde o dia

30.11.2017 - 15:59
Alunos da Escola Érico Veríssimo visitam o Legislativo

 Os estudantes do 4º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Érico Veríssimo estiveram na Câmara de Vereadores de Carazinho para conhecer o trabalho realizado dentro

Em pauta

Sessão Ordinária nº 324 (11/12/2017 - 18:45)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 11 de dezembro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas e 45 minutos.

1. Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, o qual Estima receita e fixa a Despesa do Município de Carazinho para o exercício de 2018.