Vereador propõe que doadores de sangue e medula sejam isento na inscrição de concurso público

08/05/2017 11:00:00

Um projeto de lei de autoria do vereador Daniel Weber prevê a isenção da taxa de inscrição em concurso público municipal para doadores de sangue e medula óssea, comprovada através de órgão oficial.

Através deste projeto, cria-se um incentivo à doação de sangue e medula óssea, com base no que vem ocorrendo em outros municípios que já aplicam esta lei. De acordo com dados de hemocentros de diversos estados brasileiros foi registrado um aumento de 12% a 15%, após aprovada a isenção aos doadores. Para o vereador Daniel Weber este projeto visa, além de incentivar a prática da doação, também é uma necessidade, pois “uma pequena parcela da população se propõe a doar sangue ou medula, por isso acredito que com esse incentivo teremos um aumento nesse número, além de ser uma necessidade, pois vemos um grande número de campanhas voltadas a este tema”, destacou Weber.

Além disso, o vereador destaca a importância da conscientização na população, pois uma doação pode salvar a vida de uma pessoa, mas ainda há muita dúvida e desconhecimento, principalmente para os doadores de medula óssea. Este é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico, mas que hoje ainda há muita dificuldade de encontrar um doador compatível. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, é feita uma consulta aos Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea e, através deste projeto, o vereador acredita também no aumento de pessoas interessada no assunto.

O Projeto de Lei deu entrada na Câmara no início deste mês e aguarda os pareceres das comissões para que possa ir à votação no plenário.