Presidente fala sobre os trabalhos realizados nos 100 dias de administração

24/04/2017 15:52:00

O presidente da Câmara de Vereadores Estevão De Loreno e o 1º Vice Presidente Tenente Costa participaram nesta segunda-feira (14) da reunião almoço Ideias na Mesa, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Carazinho – ACIC. Em pauta estavam os 100 dias de governo da atual mesa diretora, com apresentação de metas, parcerias e ações já realizadas neste ano.

Essas reuniões são tradicionais na entidade e sempre busca colocar em discussão assuntos de interessa da comunidade local. Por esse motivo, o presidente do Legislativo foi convidado para uma conversa com os associados, a fim de apresentar as ações da Câmara nestes primeiros 100 dias de mandato e também como ordenador de despesas da casa. Sendo assim, De Loreno iniciou seu discurso abordando as ações já realizadas, como: renovação no seguro do prédio com 40% de desconto; redução nos gastos com diárias, sendo que até o momento foi de R$ 14.985,08 enquanto que no ano passado o valor neste mesmo período foi de R$ 46.911,52 (dados disponíveis no portal da transparência) e devolução de R$ 900 mil do orçamento da Câmara ao Executivo; transmissão ao vivo das sessões via rádio e Facebook.

Em seguida foi a vez do presidente falar sobre as parcerias entre os poderes Executivo e Legislativo como a celeridade na abertura da UPA, uma vez que a Câmara pretende devolver R$ 500 mil final do para esta finalidade; abertura dos ESF Pádua e Princesa; aceleração na votação de projetos importantes como o abono aos agentes de saúde, contratação de médicos e venda das PCHS da Eletrocar; colocação de rampas de acesso a pessoas com deficiência; melhoria na estrada de Xadrez, entre outras.

Por fim, foram colocadas algumas metas a serem cumpridas neste ano como alteração do regimento interno na casa com a criação de três novas comissões permanentes: comissão de apoio a micro, pequena e média empresa, comissão  de segurança pública e comissão de acessibilidade; parceria com a Ulbra para capacitação de agentes políticos e servidores públicos; Criação do centro de castrações para animais; implantação dos projetos Recicle Mais, Pague Menos e da equoterpia; realização da audiência pública sobre os pedágios na BR 386 no dia 12 de maio; e audiência pública sobre a Reforma da Previdência, com data ainda não definida.

Ao final da reunião, o presidente também agradeceu  ACIC pelo espaço e disse do interesse da Câmara em ter maior envolvimento com a comunidade, entidades  de classe e Executivo Municipal, sempre buscando um bem comum para todos.