Direção da Eletrocar explica sobre projeto que altera valores das PCHs

11/04/2017 13:50:00

A diretoria da Eletrocar esteve na manhã desta terça-feira na Câmara de Vereadores para esclarecer do projeto que tramita na casa e deverá ir a votação na próxima sessão extraordinária, marcada para quarta-feira. O projeto tramita na casa desde o dia 31 de março e foi liberado pelas comissões na manhã de hoje para ser colocado na pauta.

Nele está sendo alterado o valor mínimo de venda das PCHs Colorado e Mata Cobra, constante nas alíneas "a" e "b" do Art. 1 0 da Lei Municipal nº 8.169/17, de R$ 2.855.000,00 e R$ 16.525.000,00, para R$ 3.746.000,00 e R$ 12.092.000,00, respectivamente. Os valores foram obtidos através da reavaliação do Laudo Econômico Financeiro das usinas, recebido em 23/03/2017, realizado pela Empresa Ceres Inteligência Financeira, contratada para a atualização dos valores de venda dos ativos.

Conforme a direção a solicitação se deve devido ao fato da Empresa ter realizado duas tentativas de venda dos ativos, sem obter sucesso. As licitações ocorreram nos dias 20 de fevereiro de 2017 e 13 de março de 2017, pelos editais nº001/2016 - Concorrência Pública e 001/2017 maior oferta de preços, respectivamente, sendo que em ambas não acudiram interessados e foram declaradas desertas.

Além disso, a visita até a Câmara serviu para tirar as dúvidas dos vereadores em relação as mudanças e também sobre o investimento deste dinheiro, caso a venda seja efetivada. Isso porque o vereador Fábio Zanetti, membro da comissão de ordem econômica e social da casa encaminhou alguns questionamentos sobre as usinas que já foram respondidas.

Ainda conforme a direção da empresa, a intenção é de aplicar esse dinheiro da venda das usinas no pagamento do ICMS e quitação de dívida no banco. Por isso, o projeto visa obter recursos para o saneamento econômico-financeiro da empresa e a necessidade urgente de adequação financeira da distribuidora para atendimento aos parâmetros de sustentabilidade econômica e financeira estabelecidos pela ANEEL através do Contrato de Concessão.

Aproveitando a visita da empresa, o presidente da Câmara de Vereadores Estevão De Loreno falou do projeto apresentado por ele em 2015 e que se enquadra no projeto de eficiência energética, exigida pela ANEEL que é o Programa “Recicle Mais, Pague Menos”. Este é de interesse da  empresa concessionária, pois necessita investir e houve um comprometimento do presidente Rafael Sant’Anna para que assim que a venda seja efetivada, se comece a pensar nessa aplicação.