Bolsa Atleta depende de elaboração de edital para sua efetivação

07/03/2017 11:15:00

O Programa Bolsa Atleta foi novamente discutido com o Executivo Municipal, desta vez, para dar andamento à formação de um conselho que será responsável pela análise dos projetos dos atleta e elaboração do edital para protocolo dos projetos. No mês de janeiro foi dado um prazo de 60 dias para a efetivação do programa e por esse motivo, um encontro com o prefeito foi marcado para saber como anda a situação.

Para determinar o valor a ser destinado para cada atleta, será formado o Conselho de Análise de Proposta - CAP que será composto por cinco pessoas ligadas ao esporte. Três nomes já foram definidos e participaram da reunião nesta terça-feira (07) no gabinete, sendo eles Giana Groth, gerente do Sesc; Renato Luca, professor de Educação Física e atleta e Carlos Bugs, presidente da Correcar.

Na reunião, ficou definido que serão feitos dois editais, um a cada semestre, no estilo da Lei de Auxílios e Subvenções, onde é protocolado um projeto pelo atleta e avaliado pela comissão. Após a competição, é responsabilidade do atleta entregar a documentação necessária para comprovação.

Com isso definido, será aguardado o retorno do servidor efetivo responsável pela elaboração do edital, para que seja iniciado o programa de forma efetiva em Carazinho.

Cabe ressaltar que o programa Bolsa Atleta é um projeto do vereador Alaor Tomaz, aprovado no de 2014 e que até o momento não teve efetivação, em função do desinteresse do poder Executivo. Com a mudança de governo, tem se mostrado um interesse maior na área do esporte e, consequentemente, a implantação do programa no município.

A reunião contou com a presença dos vereadores Alaor Tomaz e Estevão de Loreno, secretário  de gabinete Jorge Dutra, além da assessoria dos vereadores e membros do CAP.

O programa:

O programa tem como objetivo valorizar e beneficiar atletas amadores representantes do Município de Carazinho em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais, através de concessão de dinheiro. Além disso, a lei prevê duas modalidades que podem se beneficiar do programa: Individual: concedida ao atleta amador residente em Carazinho, federado no Estado do Rio Grande do Sul; e Especial: concedida ao treinador e assistente esportivo, que treinam ou coordenam atividades de treinamento a atletas ou equipes em nível de competição.

Cabe ressaltar que o valor previsto no orçamento para o Bolsa Atleta nesse ano é de R$ 50 mil, que será dividido em dois semestres – R$ 25 mil para o primeiro semestre e R$ 25 para o segundo semestre.