Câmara autoriza contratação de estagiários para Polícia Civil e monitores para a educação

02/02/2017 11:53:00

Foi aprovado durante a sessão extraordinária da Câmara de Vereadores os projetos de lei de autoria do Executivo Municipal. Dois deles estavam relacionados à Polícia Civil de Carazinho, onde se pretende firmar um acordo de cooperação com o Estado do Rio Grande do Sul, visando à concessão de estágio curricular não obrigatório nas Delegacias de Polícia do Município.

Para a administração, este acordo irá proporcionar “uma maior aproximação entre a comunidade e a Polícia Civil, assim como fornecer ao estagiário um embasamento para a futura profissão”. Os estagiários desenvolverão as suas atividades na Delegacia de Polícia de Carazinho e Posto Policial da Mulher, com quatro vagas; na DPCA - Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Carazinho, com uma vaga; e na DPPA - Delegacia de Pronto Atendimento de Carazinho, com uma vaga.

Para o pagamento destes estagiários foi aprovado um projeto de abertura de crédito, onde o mesmo autoriza a retirada de R$ 60 mil da rubrica do Parque Municipal João Alberto Xavier da Cruz e passa para a secretaria do desenvolvimento. A atual administração acredita que com essa parceria, se possa colocar os estagiários na parte burocrática desenvolvida pelas Delegacias de Polícia, liberando os policiais da execução de serviços internos, para o desempenho das atividades de investigação.

Outro projeto aprovado foi a autorização para contrato emergencial de Monitores de Apoio Especializado para alunos com ou sem deficiência. Através dele será possível a contratação emergencial de 31 profissionais para o cargo. Além disso, cabe ressaltar que em janeiro de 2016, foi realizado o Concurso Público, onde somente sete candidatos foram aprovados para o cargo, já devidamente nomeados, número não suficiente para atender a demanda do município.

A secretária de educação Sandra Citolin usou a tribuna para esclarecer da contratação dos monitores e especificou que será feito através de processo seletivo, não há como indicar alguém. “É feita uma análise do melhor currículo para a contratação destes profissionais”, destacou. Além disso, informou que se o projeto aprovado for encaminhado hoje ao Executivo, o setor de administração encaminhará a secretaria de educação para elaboração do edital com os critérios de inscrição. Esses monitores, de acordo com a secretária, serão utilizados na educação especial, transporte escolar e na educação infantil.

A secretária, destacou que a preocupação que o projeto fosse votado rapidamente, se deve ao início do ano letivo que será no dia 20 e se faz necessária a presença destes profissionais.

Projetos aprovados:

01 – Projeto de Lei 012/17 do Executivo Municipal Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar Acordo de Cooperação com o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública, com a interveniência da POLICIA CIVIL, visando à concessão de Estágio Curricular Não Obrigatório nas Delegacias de Polícia do Município e dá outras providências.

02 - Projeto de Lei 013/17 do Executivo Municipal Autoriza a abertura de Crédito Especial no orçamento de 2017.

03 - Projeto de Lei 014/17 do Executivo Municipal Autoriza a contratação emergencial de Monitores de Apoio Especializado para alunos com ou sem deficiência.