Vereadores ouvem demandas da ESF da Vila Rica

26/01/2017 09:54:00

Os vereadores Clayton Pereira e João Pedro Albuquerque de Azevedo estiveram na ESF do bairro Vila Rica, para conversar com os profissionais e também saber das principais demandas da unidade de saúde. Logo na entrada, já perceberam a necessidade de limpeza na parte da frente, pois está com a grama alta, o que contribui com a proliferação de insetos.

Ao entrarem no local, conversaram com os servidores em todas as salas e questionaram sobre a demanda diária de atendimentos e quais as principais dificuldades enfrentadas pela equipe. A dentista Franciele Zanetti informou que a única necessidade seria a limpeza na parte externa da unidade e que já havia sido solicitado à secretaria de saúde no ano passado, porém, com a alteração o governo, espera-se que o corte das gramas ocorra nos próximos dias. Também destacou que a secretária está fazendo visitas em todas as ESF’s, através de um cronograma, mas ainda não havia chegado até o bairro Vila Rica.

Outros servidores também relataram que foi realizada a dedetização do local, mas que durante o dia ainda são percebidos insetos na unidade e, por esse motivo, acreditam que com a limpeza externa esse fato seja minimizado.

Anexo com a ESF, funciona também o CAPSI – Centro de AtençãoPsicossocial Infantil, este tem o objetivo de oferecer atendimento, realizar o acompanhamento clínico e promover a reinserção social dos seus usuários através do acesso e garantia dos seus direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Lá, foi possível conhecer as salas de atendimentos e recreação para os menores até 17 anos de idade.

A grande demanda do CAPSI, relatada pelos servidores, é da presença de um psiquiatra, pois o atual não atende crianças, fazendo com que sejam compradas consultas em Passo Fundo para atender à demanda.  Além disso, relataram da importância de se ter um veículo à disposição para que se possa buscar os menores que ficam sem atendimento por não conseguirem se deslocar até o CAPSI, em especial os moradores de bairros mais afastados do local. Sobre esses assuntos, os vereadores se prontificaram a levar essas solicitações até a secretária de saúde, a fim de sensibilizar da necessidade de se ter um veículo e mais um profissional médico para atuar junto ao CAPS Infantil.