Vereadores visitam a secretaria de saúde

17/01/2017 17:23:00

Na manhã desta terça-feira (17) os vereadores Janete Ross de Oliveira, João Pedro Albuquerque de Azevedo e Lucas Lopes estiveram na secretaria de saúde para desejar um bom início de gestão à nova secretária Anelise Almeida e, também, para entregar algumas reivindicações.

De início a secretária agradeceu a visita dos vereadores e destacou a importância de se firmar parcerias para que seja dado seguimento aos trabalhos da secretaria.  Citou diversas situações que a secretaria vem trabalhando, desde a prioridade em abrir a UPA, até as reformar que devem ser realizadas. Para tanto, informou que está sendo feito um mapeamento das ESF’s, escutando as equipes para saber quais as demandas de cada uma.

Questionada sobre os números de atendimento de fichas, Almeida garantiu que ninguém pode chegar até a unidade e não ser atendido, ou encaminhado até o Ambulatório.  Isso porque, algumas unidades de saúde não dão conta dos atendimentos em função do número populacional dela, e isso faz com que alguns pacientes sejam encaminhados até o ambulatório municipal.

Além disso, a secretária destacou a grande demanda que se tem no ambulatório, o que faz com que a abertura da UPA seja uma prioridade para o município, pois hoje o ambulatório não pode funcionar pela manhã por ter o atendimento do                 CEM no mesmo prédio, com a UPA em funcionamento esta demanda seria amenizada.

O programa Mais Médicos, do Governo Federal, também foi tratado pelos vereadores, onde a secretária informou que no mês de março novos profissionais virão para Carazinho. Por um lado lamentou a renovação, pois os que já estão no município já são conhecidos da comunidade, mas disse não acreditar na possibilidade de manter os que já estão aqui.

Os vereadores, por sua vez, se colocaram a disposição da secretária para que possa haver uma sintonia entre os dois poderes. Desta forma, Anelise sugeriu que fosse pensado um projeto voltado a saúde preventiva, tanto nas escolas como nos bairros. Com isso, acredita-se que haverá uma diminuição no caso de gravidez na adolescência, a transmissão de DST, “nós temos um grande número de pessoas com sífilis e HPV e isso preocupa a todos nós na secretaria”, relatou. Outro projeto que poderá ser pensando, atendendo a solicitação da secretária, será de planejamento familiar, que hoje no município não existe.

A situação da saúde mental no município também foi tratada, onde a secretária informou que nos CAPS são atendidas cerca de 20 pessoas, que recebem atenção e participam de oficinas para desenvolver as suas capacidades.

Quanto à informatização do sistema, Almeida disse que falta a secretaria entrar nas adequações do Ministério da Saúde quanto ao Prontuário Eletrônico. Disse que isso deve ser implantado o quanto antes, pois os municípios que não estiveram adequados não receberão mais verbas do ministério.

De qualquer forma, os vereadores destacaram a parceria e se comprometeram em buscar projetos em cima do que foi proposto pela secretária, a fim de melhorar o atendimento a comunidade.