Notícias

Vereadores aprovam todos os projetos colocados em apreciação

16/01/2017 21:30:00

Foram aprovados, na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, os dois projetos de autoria do Executivo municipal, os quais concedem os títulos cidadão honorário e comenda o Bombeador aos senhores Azelar Kissmann e Neri Krüger, respectivamente. A reunião aprovou também todos os requerimentos protocolados pelos vereadores, especialmente aos requerimentos de pedido de providência assinados pela mesa diretora, o qual solicita a instalação de semáforos para pedestres e sincronização de todos os já existentes.

Outro pedido de providência aprovado na última segunda-feira foi o de pintura das vagas de estacionamentos para as pessoas com deficiência. Além disso, a sessão teve a aprovação de pedido de apoio direcionado ao ministro Osmar Terra, para a construção de um centro de reabilitação física dentro do programa federal “Viver sem Limites”.

A sessão teve ainda três pedidos de informações protocolados pelos vereadores, o primeiro deles questiona sobre a localização dos paralelepípedos retirados da Rua Tupiniquins, bairro Oriental; ciências sobre o destino dado as arquibancadas da Acapesu e, por último, referente a um servidor público municipal. Também houve mais de 60 indicações ao Executivo, a grande maioria solicitando melhorias em ruas e colocação de quebra molas.

O vice-prefeito Fernando Sant’’Anna de Moraes se fez presente na reunião e acompanhou as reivindicações dos vereadores.

Grande Expediente

O vereador Alaor Tomaz foi o primeiro a usar a tribuna e falou de um pedido de informação sobre as arquibancadas da Acapesu que foram retiradas do ginásio e usadas para fazer pontes e bocas de lobo. “Eu queria saber onde foram colocadas essas madeiras, porque na rua Xavantes nós pedimos várias vezes e continua intransitável”,  questionou.  Outro assunto levantado pelo vereador foi do mau cheiro no distrito industrial que estaria incomodando os empresários que estão instalados lá, fato este que deverá ser analisado para que seja dada solução. Também parabenizou a iniciativa dos moradores do bairro Medianeira de implantação de uma escola voltada ao esporte.

O vereador Márcio Hoppen falou da grande demanda que se tem no município e classificou a situação como “resultado de uma má gestão anterior”, citando os diversos problemas que estão sendo reivindicados pelos vereadores através das indicações. Disse ainda, que há muito trabalho a se fazer, mas que aos poucos será construída uma cidade mais bonita.

A vereadora Janete Roos de Oliveira iniciou a fala agradecendo a todos os presentes que atenderam ao convite dela para participarem das sessões ordinárias.  Aos representantes dos trailers de cachorro quente que trouxeram sua demanda até a Câmara e, que será buscada uma parceria para que o problema seja resolvido o quanto antes. “Todos (equipe) estão muito empenhados para fazer o melhor por Carazinho e para isso é muito importante que a população nos procure e traga as reivindicações até nós”, relatou. Também falou da sede do Mofecom que está sendo trabalho para conquistar um espaço adequado para realizar os atendimentos as mulheres. Outra situação destacado pela vereadora foi em relação às melhorias na Rua Pernambuco que está intransitável.

Na sequencia, o vereador Gian Pedroso foi até a tribuna e defendeu a reivindicação dos trailers que estão solicitando a demarcação do espaço deles, que no passado ficou na promessa e se espera que com essa nova gestão seja tomada uma providência.

O vereador Fábio Zanetti falou de reuniões com os secretários municipais, onde foi possível passar as demandas da comunidade a eles. Destacou uma denúncia feita a ele de que uma assistente social do setor da habitação estaria fazendo o corte de água dos moradores do residencial Floresta e garantiu que irá fazer um pedido de informação sobre as atribuições desta funcionária, pois disse não acreditar ser essa a função pela qual ela foi nomeada.

Em seguida foi a vez do vereador João Pedro Albuquerque de Azevedo que também citou a reivindicação dos trailers, de uma demarcação dos locais onde é feita a comercialização dos cachorros quentes, creps, espetinhos, entre outros. Pediu efetividade por parte do Executivo e, ao mesmo tempo, se colocou a disposição para batalhar por esse direito. Falo também da situação do bairro Oriental, que ele esteve visitando e se mostrou indignado com os buracos e o descaso com todo as pessoas daquela região. O matagal em toda a cidade, igualmente foi assunto tratado pelo vereador, em destaque no bairro Planalto, próximo a uma parada de ônibus que pode conter os mais diversos insetos e colocam em risco a vida das pessoas.

O vereador Tenente Costa citou a presença do presidente do bairro São Lucas, Nadir Souza que entregou reivindicações do bairro ao vereador na última semana e que foi repassado ao executivo. Falou também de uma reunião realizada nesta segunda-feira (16) com os servidores da Câmara quanto ao aumento salarial, que foi debatido e que se chegou a um consenso. As rebeliões nos presídios também foi assunto levantado por Costa, onde citou a realidade de Carazinho que se tem um presídio com capacidade de 90 pessoas e hoje está com quase 300 presos.

O vereador Estevão De Loreno iniciou seu discurso falando da demanda grande que se tem em todas as secretarias, mas destacou a grande sintonia entre a Câmara e a Prefeitura e a vontade de todos em fazer o melhor para Carazinho, pois considerou a última administração como “um atraso para nossa cidade”.  O presidente da casa também falou da intenção de criar uma comissão permanente na casa para a micro, pequena e média empresa e da segurança pública.

O último a se pronunciar foi o vereador Daniel Weber falou do trabalho realizado pelo secretário de agricultura que começou o serviço na estrada de Xadrez e que agora poderá ser finalizado graças a um convênio assinado pelos municípios de Carazinho e Coqueiros do Sul. Também parabenizou a secretária da saúde Anelise Almeida que, mesmo com todas as dificuldades,  estendeu o horário de funcionamento do Ambulatório Municipal.

 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×