Notícias

Sessão é marcada por diversas indicações dos vereadores

09/01/2017 21:24:00

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (09) não teve nenhum projeto em votação, apenas discussão e aprovação dos requerimentos protocolados pelos vereadores durante esta semana. Em destaque o requerimento de pesar assinado por todos os vereadores ao jornalista Danrlei Cabral, que faleceu na última quinta-feira (05) em um acidente de trânsito na BR 285.

A sessão obteve diversas indicações feitas pelos vereadores, a grande maioria solicitando melhorias de ruas e recolhimento de galhos em via pública. Há também uma solicitação da vereadora Janete Ross de Oliveira para que o município possa dar uma sede apropriada para o Mofecom – Movimento Feminino Comunitário.

O vereador Erlei Vieira entrou com solicitação ao poder Executivo para que informasse qual a relação de gastos com internações em clínicas para dependentes químicos no período de 2015 a 2016. De acordo com o vereador, estas informações servirão para mostrar ao novo chefe do Executivo o custo benefício de se investir em uma clínica no município.

Grande expediente:

O vereador Lucas Lopes foi o primeiro vereador a usar a tribuna e destacou as suas primeiras atividades como vereador na última semana, em especial algumas visitas aos secretários municipais para entregar reivindicações da comunidade. A primeira delas na foi na secretaria de desenvolvimento, onde solicitou a colocação de semáforos para pedestres e lombadas elevadas em frente ao Colégio La Salle e a outra a secretária de educação onde fez algumas sugestões sobre liderança nas escolas. Também aproveitou para parabenizar os vereadores pela conquista da UTI móvel para Samu, entregue nesta segunda em um ato no Parque de Exposições Assis Brasil.

O vereador Márcio Hoppen falou de uma reunião com a secretária de educação Sandra Citolin para tratar da falta de vagas na educação infantil, onde foi revelado que no município são quase 500 crianças que estão fora da sala de aula. Contudo, dentro de um remanejo da secretária, 230 serão contemplados com uma vaga na educação infantil. Isso está sendo possível porque está sendo feita a colocação de uma nova vaga em algumas salas de aula e também com o fechamento da Escola Estadual Eduardo Graeff, que será usado para a criação de uma nova creche. Também destacou das melhorias na estada de Xadrez, que estão sendo feitas para deixa-la em perfeitas condições de tráfego de veículos. O vereador fez também uma crítica ao Governo Federal que anunciou a destinação de R$ 90 mil para os familiares de cada apenado morto na chacina no presídio no Amazonas. De acordo com ele “investir em apenado para que, tendo tanta criança fora da sala de aula e faltando investimentos nas áreas de saúde e educação. Essas coisas deixam a gente revoltado, temos que ter investimento na prevenção e isso só se faz com educação”, destacou.

O vereador Clayton Pereira também destacou as visitas feitas por ele nesta primeira semana de mandato, em especial ao departamento de trânsito na criação de uma ciclovia na Avenida Flores da Cunha. Também solicitou ao líder de governo para que reivindique ao secretário de obras para que dê uma olhada com carinho nas paradas de ônibus dos bairros, que de acordo com o vereador está em uma “situação lamentável”. Além disso, relatou que no “domingo, que não tem tanto movimento, eu vi o sofrimento das pessoas para esperar o ônibus, onde o mato está tomando conta”, destacou. Ainda na tribuna, sugeriu para que seja feita a colocação de placas indicativas no município para as pessoas que veem até o município para atendimento de saúde, ou outros não consegue se localizar.

A vereadora Janete Ross de Oliveira destacou a participação do público na Câmara de Vereadores durante a sessão, em especial aos moradores da Rua Minas Gerais que se fez presente em peso porque a rua está intransitável. Falou também aos moradores da Rua Pernambuco, onde uma criança foi atropelada na última semana, por um problema muito simples que já poderia ter sido resolvido com a colocação de um quebra molas naquela rua. Também citou as representantes do Mofecom, que estão reivindicando um local digno e decente para o atendimento das mulheres que são violentadas. “Sempre serei uma batalhadora dos direitos das mulheres e por isso vou buscar para que se tenha um local decente para o atendimento das pessoas que buscam auxílio deste movimento”, disse.

O vereador Erlei Vieira falou da necessidade de se iniciar no município um trabalho de prevenção nas escolas, pois o número de pessoas que são internadas em clínicas de fora é muito alto e para que se tenha uma redução nas internações, necessita-se de investimentos na prevenção das escolas. Também citou a intenção de implantação de uma clínica no município, assunto este que já está sendo analisado pelo atual prefeito.

Já o vereador Fábio Zanetti aproveitou o momento para agradecer a presença do grande público na Câmara de Vereadores e trouxe a sua preocupação em relação aos problemas financeiros da Eletrocar. Para ele, a empresa encontra-se em uma situação crítica, mas que todos estarão empenhados para que se consiga renegociar as dívidas do ICMS. Além disso, ressaltou a importância da venda das PCHs para a empresa, mas ressaltou a importância de fiscalização da aplicação deste dinheiro para que não ocorra mau uso do dinheiro que entra na empresa. “Esses erros que aconteceram, não podem voltar a acontecer”, ressaltou. As condições dos banheiros da praça Albino Hillebrand também foram mencionadas pelo vereador, que sugeriu uma limpeza urgentemente.

O vereador João Pedro Albuquerque de Azevedo fez menção ao vereador Alaor Tomaz por divulgação de sua imagem na rede social por não aceitar a extorsão de pessoas. “Erro muito maior que o teu, de ceder confiança a uma outra pessoa, está sendo de pessoas que estão usando da sua situação para criticar a sua imagem, sendo que na verdades és vítima desta situação, o erro muito maior é dar gás a todos aos criminosos”. 

O vereador Luis Fernando Costa foi à tribuna para falar do esporte municipal, onde uma equipe carazinhense está buscando auxílio para disputar a série Bronze de futsal. Para ele, esta é uma oportunidade para que Carazinho volte a ser a Capital do Futsal, quando tinha duas equipes em destaque no Brasil pelas conquistas obtidas. Costa destacou também da importância do esporte para a comunidade, pois “quanto mais investimentos tivermos em esporte, teremos menos pessoas com envolvimento nas drogas ou no crime”.

Estevão De Loreno foi até a tribuna para destacar a importância de um local adequado para a instalação do Mofecom, pois, para ele, a atual sala que é emprestada pela prefeitura não apresenta condições de atendimento as mulheres que sã vítimas de violência doméstica. Aos moradores da Rua Pernambuco, o vereador lamentou o fato de a outra administração ter ‘brincado’ com o povo não atendendo as reivindicações dos vereadores da casa. “Vivemos quatro anos com uma administração que só brincou com as pessoas, não se preocupou com a falta de exames, vagas nas creches, e prevenção zero. Em função destas brincadeiras durante esses anos todos, fomos desmoralizados em todo o Estado e hoje estamos pagando o preço”, ressaltou. Também sobre a Eletrocar disse que é necessário “tirar a bunda da cadeira”, coisa que não foi feito pela administração que passou e deixou que a empresa chegasse nessas condições.

O vereador Daniel Weber falou do trabalho iniciado com a secretaria de assistência social, onde busca-se a criação de uma pequena fábrica para a confecção de edredons através de roupas que são doadas e que não tem condições de uso. “No CMEP há máquinas de costuras que poderão ser usadas para dar calor a quem sente frio”, disse o vereador. Citou também outras reivindicações como a reabertura do CELTI – Centro de lazer da Terceira idade que está inativo e necessita ‘reiniciar do zero’ as atividades que eram desenvolvidas lá.  Citou da possibilidade de beneficiar o espaço com a disponibilidade de aulas com atividades físicas, ou servir as pessoas com deficiência, enfim, a comunidade em geral.

O vereador Alaor Tomaz foi à tribuna para fazer esclarecimentos a comunidade, em função da divulgação de um vídeo pessoal na internet. Ressaltou que esta será a primeira e última vez que falará deste assunto e disse ser vítima de um crime, “disse que jamais seria extorquido e paguei o preço”, relatou. “Muitas pessoas nesses dias, que aconteceu esse fato, muitos amigos que vivem a mesma situação que eu (e que pagaram o preço) quero dizer a vocês que estou  colocando meu gabinete a disposição com assessoria jurídica e de psicólogo, pois só quem passa sabe o sofrimento que é”, desabafou.  Também destacou que  está tomando providências em relação a esta situação “já estamos tomando medidas jurídicas por ato de injúria, difamação e por denegrir a imagem de pessoa”.

Por fim, o vereador Anselmo Britzke foi à tribuna e comentou das ações do secretário de agricultura que, “talvez por falta de experiência saiu patrolando a estrada de Xadrez, mas não sabia que precisava colocar pedra. Choveu e os caminhões começaram a atolar”, afirmou. Além disso, o vereador comentou da parceria proposta ao município de Coqueiros do Sul para a colocação de pedras na estrada, o que, segundo Gauchinho, ficará bom para ambos os municípios. Aproveitou também para comentar da situação da Eletrocar, mencionando os valores que são pagos aos conselheiros, o que, segundo o vereador, poderia ter redução. 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×