Parceria entre Carazinho e Coqueiros do Sul busca melhorar estrada de Xadrez

06/01/2017 14:20:00

O presidente da Câmara de Vereadores Estevão De Loreno e o secretário de agricultura Aldrin Kayser estiveram nesta sexta-feira (06) no município de Coqueiros do Sul para propor uma parceria de melhoria na estrada de Xadrez, que liga uma cidade a outra.  Em uma reunião com a presença do prefeito Valdoir Chapuis  de Coqueiros do Sul e seus secretários foi proposto pelos representantes de Carazinho um trabalho conjunto de recuperação da estada.

O secretário de agricultura de Carazinho relatou da necessidade de melhorias na estrada e da dificuldade do município na colocação das pedras, pois não se tem nenhuma pedreira próxima para fazer o serviço correto. Desta forma, foi firmada uma parceria entre os dois municípios, onde Coqueiros do Sul irá ceder as pedras que eles tem em uma pedreira próximo a ponte que divide os dois municípios. Para que isso ocorra, um projeto de lei passará pelo Legislativo de cada município autorizando esta parceria.

Para tanto, cabe ressaltar ainda que será assinado um convênio entre os dois municípios, esta assinatura acontecerá em Carazinho, no gabinete do prefeito Milton Schmitz. A preocupação do vereador e do secretário de agricultura é de que isso ocorra o quanto antes, em função da safra que passa por esta e outras estradas de responsabilidade de Carazinho que necessitam de melhorias.  Com a aplicação desta parceria espera-se que a estrada não precise de manutenção por um ano e meio. Isso tudo deverá ocorrer já no final deste mês para que em fevereiro já seja dado início as melhorias.

Outro fator que chamou a atenção do secretário de agricultura de Carazinho é em relação o licenciamento de pedreiras, pois em Coqueiros do Sul eles conseguem a licença em três dias e Carazinho não possui nenhuma. Desta forma, foram pegas algumas sugestões de como proceder para regularizar as pedreiras pelo município e que deverá ser aplicado também.

Ao final da reunião tanto o secretário Aldrin, quanto o presidente da Câmara de Vereadores De Loreno saíram satisfeitos. Para eles esta é uma maneira encontrada para acabar com o problema dos moradores de Xadrez, além de poder estimular o comércio local, uma vez que muitos moradores de Coqueiros compram em lojas e mercados do município.