Índios Kaingangues solicitam espaço no município

13/12/2016 09:24:00

No final da sessão ordinária da última segunda-feira (12), representantes dos Índios Kaingangues que estavam acampados há 15 anos ás margens da BR 386, no acesso Norte a Carazinho, foram pedir ajuda aos vereadores. A reunião ocorreu no plenário da Câmara com a presença dos atuais vereadores, e de alguns eleitos para a próxima legislatura.

A reunião ocorreu porque nesta semana eles desmancharam suas moradias e estão instalados atualmente  em frente ao Santuário de Santa Rita, área pertencente ao município. Porém, os índios estão reivindicando ao município, primeiramente via Câmara, um apoio maior à comunidade. Mauro Locatelli, que acompanhada os índios, falou da atuação dos indígenas no município, “já estão trabalhando e votando aqui, temos obrigação de fazer algo por ele a partir de agora” destacou. O apelo maior foi em relação as crianças que vivem sem condições nenhuma e passam fome e a falta de comida, motivos estes que fez com que fosse buscada ajuda do Legislativo.

O professor da comunidade indígena falou em nome dos índios  e disse que a intenção era de ter uma área destinada a eles. “No momento estamos ocupando o que é do município, mas queremos apoio, que vocês conheçam a nossa comunidade e busquem nos ajudar, não estamos pedindo ajuda financeira e sim um espaço”, afirmou.

Além disso, foi  bem claro em relação a área ocupada e disse que enquanto não houver uma mobilização municipal, eles não irão se retirar de lá. Também citou que esta é uma tentativa de diálogo e que não se pretende fazer como ocorreu em Nonoai, ou em outros municípios, que se teve confronto.

O presidente da casa Anselmo Britzke informou que se vier qualquer projeto do Executivo neste sentido, ele será favorável, “mas não depende de nós, caso ocorra uma mobilização estaremos do lado de vocês com certeza”, disse.

Fernando Sant”Anna disse que irá visitar a comunidade e convidará o prefeito eleito Milton Schmitz para que se pense em ma solução a este problema.