Notícias

Projeto Casinhas da Cultura será lançado na quinta-feira

29/11/2016 11:11:00

Será lançado oficialmente o projeto das Casinhas da Cultura na próxima quinta-feira (1º) na Praça Albino Hillebrand. O projeto foi sugerido pelo vereador Orion Albuquerque à secretaria municipal de educação e que em pouco mais de um mês já é realidade no município. O evento será aberto ao público e contará inicialmente com 12 casinhas que foram fabricadas em Carazinho e pintadas nas cores do município. O ato de lançamento do projeto será às 14 horas.

A ideia

 O vereador Orion Albuquerque, entregou a secretária de educação Eloisa Dreyer no último mês  um projeto que se iniciou neste ano na cidade de Chapecó-SC e que tem dado certo através da participação da comunidade e os setores público e privado.

A apresentação do projeto foi realizada pelo vereador à secretária que achou uma ideia ótima para se aplicar no município de Carazinho, inclusive dando sugestão de arrecadação de livros na comunidade e buscas por parcerias com empresas carazinhenses para a aquisição das casas que dão nome do projeto.

A Casinha da Cultura, ideia esta, inspirada no Ninho do Livro da cidade do Rio de Janeiro, e reaplicada em Chapecó, pela Sra. Maria Cristina Breda Canal, moradora da cidade, onde seu marido fabrica as casinhas pelo preço de R$190,00. Para trazer de exemplo ao município, o vereador adquiriu uma e trouxe para doar à secretaria.

Com a aprovação da secretária, iniciou-se as buscas por marceneiros que tenham interesse na fabricação destas casas para que apresentassem um orçamento. A intenção da secretária e do vereador era de deixar o projeto implantado ainda nesta administração o que se confirmará nesta semana. Para tanto, ainda estão sendo arrecadados  livros que serão colocados à disposição da comunidade.

Por ser a primeira casinha, Orion achou interessante que a casinha, adquirida por ele, seja colocada na Praça Albino Hillebrant que é no centro do município e que tem  maior circulação de pessoas.

O projeto

A Casinha da Cultura é um espaço para as pessoas de qualquer idade e poder econômico possa ter um acesso maior ao livro e, consequentemente, a leitura. Qualquer pessoa pode pegar o livro, levar para casa, ler e devolver após alguns dias - e ainda contribuir, deixando outros na Casinha. Em Chapecó deu certo porque as pessoas, os comerciantes, tem o cuidado de devolver os livros e ainda, tem a responsabilidade de vigiarem para que não haja vandalismo.

O vereador Orion, citou também que conhece o projeto das “geladeiras literárias”, mas acha grande demais, precisando um espaço maior para alocá-las. Além disso, Orion é autor do projeto da Biblioteca Romeu Barleze na Câmara Cidade, destinada ao público interessado por livros da área política e explica por que do interesse em projetos envolvendo a leitura: “A leitura é importante em qualquer idade, pra estimular a mente, o senso critico, analítico, a criatividade, a gramática, além de ser um ótimo passa tempo. Não fui uma criança, um adolescente, que lia muito, não por falta de incentivo de meus pais ou de professores, mas porque tinha, e ainda tenho, o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e concentrar-me na leitura era uma dificuldade tremenda. Hoje, convivo bem com isso e sei que, se precisar, vou ler e reler, até fixar. E quanto a Casinha da Cultura, meu filho Otávio apostou comigo que ela não vai durar uma noite - quero acreditar que não, e ganhar a aposta!”.

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×