Aprovados dois projetos em sessão ordinária com tribuna Livre

Conforme resolução interna 308/2010 assinada no dia (01) de Junho, pelo Presidente Gilnei Jarré, a tribuna livre passou a ser oportunizada a população duas vezes durante o mês, na primeira e na última sessão. O vereador Felipe Sálvia foi o autor do texto da emenda que originou esta resolução alterando o regimento interno do Legislativo.

Fizeram uso da tribuna o Senhor Sérgio Lauxen representando o Sindicato Rural (SR) e o Senhor João Francisco da Silva representando a Associação dos Moradores dos Bairros São Pedro, São Joao, Boa Vista, Herter e Sandri.

O representante do Sindicato Rural trouxe ao Legislativo, reivindicação dos moradores do interior que não possuem coleta de lixo regular, a reivindicação da população do interior é que seja disponibilizado pelo menos uma vez por semana este serviço, segundo Sérgio "o município se encontra dentro do rol das 36 cidades do Rio Grande do Sul que possuem aterro sanitário, o nosso aterro tem possibilidade de ampliação para três cédulas e utilizamos apenas uma que nos serviu por dez anos".

Também foi apresentada aos Vereadores a importância da coleta seletiva do lixo para o meio ambiente e na melhor utilização do espaço dentro do aterro sanitário, segundo Sérgio "os materiais que são recicláveis geram um grande volume na cédula diminuindo sua vida útil, é necessário reutilizar este material, com estes resíduos é possível por exemplo, a produção de telhas dentre outros produtos que podem ser produzidos". Num primeiro momento a coleta seletiva necessita de maiores investimentos do poder público, mas gera em longo prazo resultados que são compensadores, como a preservação do meio ambiente e a melhor utilização do aterro sanitário.

Por fim Sérgio ainda solicitou aos nobres vereadores que estudem uma alternativa para que seja alterada a forma de arrecadação da taxa do lixo cobrada juntamente com o IPTU, que esta seja depositada em conta especifica para que seja oportunizada a toda população que paga esta taxa maior transparência com o dinheiro pago por este serviço.

Pela AMOSPE, o Senhor João Francisco apresentou a triste situação, que se encontram os moradores de rua do município, não possuindo amparo algum do poder público.

João apresentou a triste história de um cidadão carazinhense o Senhor Francisco Valdemar Schneiger, que amparado por ele buscou apoio junto a Secretaria de Assistência Social e não obteve auxilio algum passando por diversas dificuldades de saúde, moradia e alimentação, como consequência desta falta de atendimento o Senhor Francisco veio a falecer no dia 06 de Maio, segundo o atestado de óbito as causas da morte foram "parada respiratória, desnutrição, pancitopenia, morte natural".

O vereador Leandro Adams ainda tentou auxiliar o morador disponibilizando documento de identidade e organizando a documentação para  solicitação de beneficio junto ao INSS, mas infelizmente antes de se concretizar estes auxílios Francisco veio a falecer.

Por fim o representante solicitou aos Vereadores, que intervenham junto ao Executivo, na busca da viabilização de um albergue para abrigar os moradores de rua, para que tenham pelo menos um local para morar e um prato de comida para suprir suas necessidades mínimas de alimentação.

Quanto à votação de projetos, requerimentos e moções todos foram aprovados por unanimidade pelos Vereadores.  Dos dois projetos votados um foi de autoria do Executivo que apresentou criação de sete cargos em comissão e a criação de uma função gratificada na organização administrativa do município e ainda a alteração de padrões e ou nomenclaturas de mais quatro, os salários e funções gratificadas criadas variam de  R$600 a R$ 3.300 aproximadamente ainda contam com auxilio alimentação.  Foram criados dois departamentos que serão subordinados diretamente ao Gabinete do Prefeito, Departamento de Limpeza Urbana e Departamento de Habitação.

Outro projeto aprovado foi de autoria da Mesa Diretora, que propôs emenda ao art2, §3 da lei 6.754, que previa o numero máximo de cinco pedágios no ano, a emenda irá alterar a lei para o numero máximo de dez durante todo ano.

Ao encerrar a reunião o Presidente Gilnei Jarré, convidou a todos os presentes para retirarem uma muda de arvores nativas da região, em um ato simbólico alusivo a passagem do dia mundial do meio ambiente que aconteceu no dia (5 ) de Junho e convidou os vereadores para reunião que se realizará às 11h no dia 14 segunda-feira no legislativo e irá debater o tema segurança pública no município.