Rede municipal de ensino terá Programa Escola Sustentável a partir de 2017

25/11/2016 11:40:00

Foi lançado na manhã desta sexta-feira (25), na Câmara de Vereadores, o lançamento do Projeto Escolas Sustentáveis – Educação para  a sustentabilidade do município de Carazinho. O evento reuniu diretores e professores da rede municipal de ensino, além de representantes das entidades parceiras como Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul, Promotoria Especializada de Carazinho, Secretaria Municipal de Educação e Universidade Livre de Proteção  à Biodiversidade – UniBio.

O projeto foi apresentado aos presentes por Rodrigo Berté, que será o responsável pela a capacitação dos docentes e convidados. Em Carazinho o projeto deverá atingir 1.858 alunos, em oito escolas do município, sendo elas: EMEF Alfredo Scherer, EMEF Cap. Aristides Haeffner, EMEF Dr. Piero Sassi, EMEF Eulália Vargas Albuquerque, EMEF Patronato Santo Antônio, EMEF Pedro Pasqualotto, EMEF Pedro Vargas e EMEF Políbio do Vale.

Neste primeiro momento foi feito o contado com a secretaria do município e a promotoria para explicar o projeto e saber do interesse da implantação dele nas escolas. As atividades dele, porém, iniciaram somente em fevereiro de 2017, o que fez com que a próxima secretária de educação Sandra Citolin fosse convidada para conhecer o trabalho.

O PROGRAMA:

O programa Escola Escola Sustentável  tem como objetivo fortalecer o hábito e o comportamento sustentável  nas escolas, família e no meio circundante, proporcionamento mudanças de comportamento e promoção de atitudes e práticas sustentáveis entre a comunidade escolas. Com isso, pretende-se melhorar os indicadores  de sustentabilidade  da escola como o consumo de água e energia, diminuição de resíduos sólidos e biodiversidade.

Desta forma, o cronograma do Programa prevê a realização do diagnóstico situacional da Escola em fevereiro de 2017; capacitação docente e convidados em fevereiro e março; aplicação das atividades do livro (material que será entregue as escolas) em março e abril; ações práticas de desenvolvimento de projetos nos meses de março, abril e maio; sensibilização com palestras para a comunidade em abril; e por fim  realizar a incubadora de ideias entre maio e junho. Esta última, poderá render premiação aos melhores projetos desenvolvidos pelos alunos nas escolas.