Alunos da Escola Castelo Branco conhecem mais sobre o Legislativo

16/11/2016 17:00:00

Os alunos do 8º e 9º  da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco estiveram na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (16) para conhecer o processo do poder Legislativo. O encontro dos vereadores com os alunos ocorreu no gabinete do presidente com a presença dos vereadores Alaor Tomaz e Gian Pedroso.

Lá foi explicado sobre o processo, como é formada a câmara, a mesa diretora e a tramitação dos projetos de uma forma geral. Em seguida os alunos se dirigiram até o plenário, o que possibilitou a visita aos gabinetes. No plenário os vereadores falaram da sessão e dos projetos, “Aqui é aonde nós temos momento de expor a nossa opinião sobre os assuntos de interesse da comunidade, aqui fazemos o requerimento, notas de repúdios, quando precisa, onde funcionamento da sessão, basicamente”, descreveu Alaor Tomaz.

Já Gian Pedroso, que ocupa o cargo de presidente da casa, falou da sua experiência e disse nunca ter pensando em entrar pra vida pública na idade dos alunos presentes: “Eu lembro que na idade de vocês jamais se passava na minha cabeça ser vereador ou estar discutindo sobre política aqui. Por isso nós queremos incentivar vocês a se filiarem em algum partido e a participarem mais da sociedade”. Também comentou do funcionamento da câmara de forma simplificada, “Como funciona aqui:  o prefeito manda um projeto para os vereadores. Nós discutimos e debatemos sobre ele, se for de interesse da comunidade nós aprovamos caso contrário não. Somos a voz da comunidade e por isso é importante que os pais de vocês acompanhem o nosso trabalho é nos ajudem a fazer um trabalho cada vez melhor”.

Em seguida, foi a vez dos alunos tirarem dúvidas em relação ao que foi dito e questionaram os principais projetos de cada vereador, a idade para concorrer a uma vaga no Legislativo, entre outras diversas. Ao final, os vereadores destacaram a parceria com a escola que foi a primeira a procurar a câmara para apresentar ela aos alunos. Também colocaram o órgão público a disposição para discussões, caso seja de interesse da escola.

Participaram também do encontro com os alunos de forma breve, em função da reunião das comissões que é realizada na quarta-feira, os vereadores Erlei Vieira e Orion Albuquerque.