Concessão de auxílio financeiro à Cantata é rejeitado

24/10/2016 20:00:00

Foi rejeitado por 8 votos a 4 o projeto de lei 091/16 o qual concedia auxilio financeiro ao Colégio Notre Dame Aparecida de Carazinho, no valor de R$10.000,00, para custear despesas com a Edição da Cantata Natalina deste ano, em função da mesma não ter sido contemplada na lei geral de auxílios e subvenções para o ano de 2016. Outro projeto de lei que autorizava a abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2016 em decorrência da concessão de auxílio financeiro ao Colégio Notre Dame Aparecida também foi rejeitado pelo mesmo número de votos.

Já o PL  090/16 de autoria do Executivo Municipal, o qual autoriza abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2016 e transferência de recurso orçamentário do Legislativo para o Executivo no valor de R$ 200 mil foi aprovado por unanimidade.

Foram aprovados também os dois relatórios de execução orçamentária referente aos meses de julho e agosto da Câmara de Vereadores.

Grande Expediente:

Durante o grande expediente, o vereador Paulino de Moura foi o primeiro a fazer uso da tribuna e fez duras críticas a um jornalista que afirmou no ar no último sábado que vereadores tiravam diárias para ir a praia ou ao shopping, “ele vai ter que provar esse tipo de informação”, e ainda criticou “quando eu casei minha sogra não me deu nada”.

Em seguida foi a vez do vereador Alaor Tomaz  dar sequência ao assunto, pois disse ter sido ele mencionado durante  a programação como um  dos vereadores que mais gastou diária o que segundo ele é mentira, visto que está disponível no portal da transparência do município que ele é um dos que menos retirou diária para viajar.  Em seguida, falou a este profissional que ao  contrário do que ele mencionou no ar “este vereador trouxe R$ 24 mil em material esportivo para as escolas municipais, R$ 600 mil para a UPA, 518 alunos no Descobrindo Talentos no Esporte, Bolsa Atleta, além do projeto protocolado em Brasília do Ginásio Poliesportivo.

Logo após, Daniel Weber falou das condições da ESF do bairro Conceição que está sem os equipamentos necessários e água e de imediato se posicionou contrário ao PL 091 que autorizava recurso a Cantata Natalina, justamente por acreditar que este valor seria muito útil na unidade de saúde.

Estevão De Loreno também se posicionou contrário a destinação do valor à Cantata em função de as escolas municipais precisarem fazer rifas ou tirar do próprio bolso, sem contar a ESF da Conceição e entre outras entidades que poderiam ser beneficiadas. Além disso, elogiou o prefeito eleito por escolher a câmara de vereadores para anunciar seus secretários “fico muito feliz que tenham escolhido aqui para realizar esta reunião”.

Já o vereador Otto Gerhardt  trouxe outro assunto a tribuna, o fato da aposentadoria dos policias que só em Carazinho deverão ser 15 profissionais, entre civis e militares. Este fato preocupa a todos em função de hoje haver um grande defasagem no estado e que tende a pior com mais de 2 mil aposentadorias que deverão ocorrer.