Nova reunião apresentará projeto aos mercados e açougues para adequação ao SIM

02/09/2016 11:47:00

Uma reunião realizada na Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (02) tratou sobre a implantação do SIM -Sistema de Inspeção Municipal para a comercialização de carnes processadas em mercados do município. Esse assunto havia sido levantado em reunião com integrantes da Inspetoria Veterinária e tem preocupado quem faz a comercialização de carnes.

Sendo assim, uma reunião foi marcada com membros da Emater, Secretaria da Agricultura do município, inspetoria veterinária, vigilância sanitária e Câmara de Vereadores. O agrônomo da Emater Leandro Nicolacópolus informou que o SIM já está em funcionamento em Carazinho desde 2007 ou 2008 quando criada a Lei, inclusive já tendo cadastrados 3 agroindústrias.

Em relação aos mercados, Leandro afirmou que cada um tem que procurar a Emater para fazer o projeto e buscar a forma mais econômica para se adequar, seja ela individual, com serviço terceirizado, ou uma parceria entre mais de um mercado do município. De qualquer forma se colocou à disposição para esclarecer as dúvidas de cada um e se comprometeu em fazer um projeto para dar noção de valores e as licenças necessárias para esta adequação.

Disse durante a reunião que o ideal seria uma agroindústria municipal, mas que ainda não há estrutura para que esta mesma seja implantada.

Ao final da reunião, foi marcado para que no dia 27, às 19h 30min, na Câmara de Vereadores haverá a apresentação do projeto elaborado pela Emater e Secretaria municipal de Agricultura sobre as necessidades para a adequação ao SIM.