Inspeção de origem animal é debatido na Câmara de Vereadores

17/08/2016 09:10:00

A palestra promovida pelo coordenador da secretaria da agricultura e pecuária do RS, região de Passo Fundo, Amadeo Oliveira contou com um bom público no plenário da Câmara de Vereadores. Mais de 100 convites tinham sido entregues nos mercados, secretaria da saúde e coordenação da Vigilância Sanitária do município.

Durante o evento o coordenador destacou a importância da higiene e na qualidade na conservação da carne animal e afirmou que a inspeção de Origem Animal tenderá a ser mais rigorosa ano após ano. Entre outros assuntos abordados destaca-se as responsabilidades dos Comerciantes e Legislação vigente, a fim de orientar ao público dos riscos que são colocados a vida da população, se não houver esse compromisso por parte dos estabelecimentos.

Amadeo trouxe para a palestra várias fotos para ilustrar a sua fala e relatou alguns dados que tem sido benéfico para o país “ hoje estamos livres da peste suína, recebemos carta dos Estados Unidos liberando a exportação da carne bovina brasileira , se não tivéssemos qualidade sanitária hoje isso não seria possível” disse. Nesse sentido, fez referência a legislação que busca padronizar a qualidade da carne brasileira, “não se pode abrir mão de nenhuma questão legal, por isso estamos fazendo essas reuniões orientando no que seria  o correto e apontando alternativas legais para preservar a qualidade de vida da população” declarou.

Após as orientações repassadas, os presentes puderam tirar algumas dúvidas em relação a inspeção de origem animal e relatar situações diárias de seus estabelecimentos. O coordenador se colocou à disposição de todos para sanar as dúvidas e fez orientações a partir dos questionamentos.