IFF pede apoio político para instalação do Campus Avançado em Carazinho

16/08/2016 10:33:00

A reitoria do Instituto Federal Farroupilha esteve na Câmara de Vereadores na última segunda-feira, para uma reunião sobre a instalação do campus avançado no município. A conversa aconteceu durante o intervalo regimental da sessão ordinária, onde reuniu todos os vereadores na sala da presidência.

A equipe da reitoria esteve acompanhada da secretária municipal de educação Eloísa Dreyer, que introduziu o assunto e destacou que a luta para a instalação do campus no município continua. Para tanto, afirmou que mais do que nunca será preciso do apoio político junto ao governo federal para que Carazinho seja contemplado.

A reitora do Instituto Carla Comerlato Jardim disse aos vereadores que não depende mais dela para a instalação do campus, pois só quem define a implantação deste é o Ministro da Educação. A ela cabe somente a instalação de um centro de referência, o que Carazinho já tem desde 2014. Sendo assim, destacou a importância de uma frente política por parte dos vereadores e prefeito para pressionar o governo federal a fim de que o município seja contemplado com o campus avançado.

Em relação aos números do centro de referência, Carla declarou que foram mais de 300 pessoas formadas através dos cursos do Pronatec, mas diante da dificuldade financeira o programa deu uma estagnada em todo o país. Por isso, disse ser importante a instalação do campus, pois a reitoria não possui dotação orçamentária para a manutenção de cursos enquanto centro de referência. Jardim destacou ainda que há um protocolo em Brasília do ano de 2014 para que o município passe a ter o campus, mas que até o momento não houve  retorno de Brasília.

A reitora destacou a estrutura que o município forneceu ao Instituto e que isso deverá contar pontos positivos na avaliação do MEC para a liberação do campus. Disse que há justificativas de investimentos e que Carazinho está dentro do território de interesse do IFF.

A secretária de educação do município lembrou de um projeto que deverá dar entrada na câmara nos próximos dias  que tratará da concessão de uso de um prédio do Executivo ao IFF. Este servirá para para a manutenção dos cursos e pediu apoio dos vereadores para que sejam favoráveis a esta solicitação.

O presidente Anselmo Britzke foi quem falou em nome dos colegas e disse que todos serão favoráveis e educação e, quanto a frente política, afirmou que será feito o que for preciso para que Carazinho seja contemplado com o campus avançado.