Aprovação do projeto sobre Sistema de Controle Interno e homenagem à CDL marcaram a sessão de segunda

28/06/2016 08:11:00

Com a presença dos 13 vereadores titulares, a última sessão ordinária do mês de junho da câmara de vereadores foi marcada por homenagens e a aprovação por unanimidade do único projeto colocado em pauta.

Trata-se do PL de autoria do executivo que dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Município de Carazinho e revoga as Leis Municipais nºs 5.674/02 e 5.758/02. Este projeto se deve em função da nomeação dos três candidatos aprovados no Concurso nº 01/2015 para os cargos de Agente de Controle Interno do Quadro de Pessoal Efetivo do Município, por área específica, criados pela Lei Municipal nº7.949 de 13 de abril de 2015, faz-se necessário a revogação da Lei Municipal n° 5.758/02. Esta instituiu gratificação aos membros da Central do Sistema de Controle Interno, que, até então era percebida por servidores que dispunham de capacitação técnica e profissional para o exercício dos cargos, a escolha do prefeito. De igual forma, propõe-se a revogação da Lei Municipal nº 5674/02, com a atualização da legislação municipal que dispõe sobre o Sistema de Controle Interno, nos moldes apresentados pela DPM.

Foi votado também o relatório de execução orçamentária do Legislativo referente ao mês de maio, que também teve a unanimidade dos vereadores.

Homenagens

Durante a sessão, foi homenageado os 50 anos da CDL, entidade que iniciou suas atividades no dia 30 de junho  1966 quando um grupo de importantes e abnegados lojistas de Carazinho se reunia no Clube Caixeiral para fundar o Clube de Diretores Lojistas no município. Neste encontro foi redigido e aprovado o estatuto, com a participação de empresários preocupados em unir as empresas que atuavam no setor.

A entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, hoje conhecida como CDL de Carazinho, surgiu com a própria evolução da atividade comercial em nosso município, com o objetivo principal de congregar a classe lojista para o crescimento profissional através da união e do esforço mútuo. Ao longo dos anos, algumas conquistas foram importantes, entre elas a construção do Palácio do Comércio, localizado na  Rua Venâncio Aires, sede da CDL, da ACIC e do SINDILOJAS.

Na oportunidade a entidade, através do seu presidente Leandro Rheinheimer fez questão de homenagear a cada um dos seus ex-presidentes sendo condecorado com medalhas. Também fez um reconhecimento aos funcionários que se doam as atividades da CDL, em especial a Cenilda Abreu pelos 20 anos de trabalho.

O prefeito municipal Renato Süss, como ex-presidente da entidade, foi convidado pelo presidente da câmara para fazer uso da tribuna em homenagem à CDL, lembrando também da época em que foi presidente da entidade e dos Natais Alegrias que neste ano chegam a sua 26ª edição.

Outra entidade homenageada foi a Escola de Pais do Brasil, seccional de Carazinho que atua a nove anos no município. O reconhecimento partiu do vereador Erlei Vieira via requerimento de aplauso. Na oportunidade a psicóloga e idealizadora EPB Valéska Walber usou a tribuna par explicar o funcionamento da Escola de Pais e como ela iniciou na cidade.

O vereador aproveitou a presença de Valéska e entregou a ela um certificado de reconhecimento aos 22 anos de trabalho realizado na secretaria de saúde. Erlei aproveitou o momento para agradecer a ela pela oportunidade e apoio dado a ele durante o momento mais difícil de sua vida.

Outro reconhecimento feito através de requerimento foi aos Amigos da Praça Soldado Adriano que realizou a sua tradicional festa junina. O evento realizado no último final de semana reuniu centenas de pessoas e foi motivo de aplauso entre os vereadores pela dedicação e emprenho dos organizadores e moradores que preservam a praça de forma impecável.

O vereador Estevão De Loreno também entregou certificado de reconhecimento ao Pastor João e a pastora Julita Vieira pelos 33 anos de ministério.

Tribuna Livre

O diretor do Senai Carazinho Luis Carlos Parker usou do espaço da tribuna livre para falar do curso de Padeiro e Confeiteiro que iniciou na segunda-feira, mas que ainda não atingiu o número mínimo de alunos para o seu seguimento. O diretor destacou que em tempos de crise é necessário se qualificar e esta é uma oportunidade que a entidade está abrindo para a comunidade.

Sessão Extraordinária

Ao final da sessão o presidente Anselmo Britzke lembrou a todos os vereadores da sessão extraordinária que será realizada na quarta-feira (29), às 11 horas, e terá três projetos em pauta, todos de autoria do Executivo Municipal.

O primeiro deles é o PL 055/16 que cria vagas de cargo no quadro de pessoal efetivo de cozinheira. Este irá exercer atividades junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em substituição de servidores do cargo de Atendente Social e Nutricional, que se aposentaram e/ou encontram-se em processo de aposentadoria.

Está na pauta também o PL 058/16 que cria vagas de cargo pessoal efetivo do município. Este busca nomear candidatos aprovados no Concurso Público 001/15, sendo 04 para o cargo de Médico de ESF e 02 para o cargo de Cirurgião Dentista de ESF, em substituição aos profissionais que atualmente encontram-se contratados de forma emergencial.

Outro projeto que deverá ser votado é o 061/16 que prevê a contratação emergencial de um jurídico para o PREVI, em função de o atual estar se licenciando em função do período eleitoral.

Ambos os projetos goram colocados à votação na quarta-feira em função da lei eleitoral que proíbe a nomeação de pessoas após o dia 02 de julho.