Ouvidoria Legislativa como um instrumento de participação popular

13/05/2016 10:44:00

É assim que a Câmara de Vereadores de Carazinho vê o espaço disponibilizado à comunidade para questionamentos,  dúvidas e sugestões.

Ela surgiu no Brasil, pois antigamente a relação entre eleitores e eleitos no país começava e terminava nas urnas. Era como se, após o voto depositado, desaparecesse o vínculo entre os cidadãos e os escolhidos. Hoje, os tempos são outros e a ligação entre a sociedade e os políticos começa nas urnas e se prolonga por todo o mandato.

O cidadão tem a oportunidade de acompanhar o desempenho do seu vereador, deputado ou de quem espera atuação em defesa do interesse coletivo e popular. E o Poder Legislativo se tornou mais transparente e acessível. A criação da Ouvidoria na câmara de vereadores de Carazinho não é recente, mas ainda é pouco utilizada pela comunidade. Ela é um instrumento de participação popular e sua importância vem crescendo cada dia um pouco mais, avançado gradativamente, e suas atribuições também são mais compreendidas.

Para que ela funcione efetivamente, é preciso que a comunidade entenda a ouvidoria  como um  canal de comunicação direta entre a sociedade e a Câmara de Vereadores, ou seja,  uma porta aberta para a cidadania.

O canal está disponível no site da câmara e todos os questionamentos são respondidos e debatidos entre os servidores.  Ele serve também como um espaço que permite ao cidadão colaborar com sugestões e comentários e para aprimorar a qualidade dos serviços prestados.  Este é um serviço oferecido ao cidadão para que ele possa se manifestar fazendo denúncias, reclamações, pedindo informações, oferecendo sugestões de aprimoramento ou até mesmo elogiando o desempenho da Câmara de Vereadores.

Este é um instrumento autêntico da democracia participativa na medida em que transporta o cidadão comum para o âmbito do Poder Legislativo que ganha voz através do ouvidor. Sendo assim, a câmara de vereadores convida o cidadão carazinhense a participar do processo legislativo.