Vereador propõe a criação do Sistema Municipal de Registro de Câncer no Município de Carazinho

11/05/2016 15:20:00

Tramita na câmara de vereadores um projeto de lei de autoria do vereador Gian Pedroso que cria o SISCAN - Sistema Municipal de Registro de Câncer no Município de Carazinho. A implantação dês serviço, de acordo com o projeto, tem como finalidade a coleta e ordenamento permanente de casos de tumores malignos, detectados em cidadãos residentes no município.

Com isso, busca-se identificar todos os novos casos de tumores malignos identificados nos habitantes; identificar os grupos populacionais de risco para tumores malignos; manter cadastro que evidencie a cada ano os casos novos de tumores malignos diagnosticados nos munícipes, por local anatômico de ocorrência, sexo, faixa etária e ocupação profissional do cidadão; avaliar e acompanhar a mortalidade por tumores malignos, além de incentivar a participação em  estudos epidemiológicos relativos a ocorrência de tumores malignos; planejar e auxiliar na realização de programas de controle e prevenção dos tumores malignos mais prevalentes;  fornecer subsídios aos serviços que realizem ° tratamento, recuperação e seguimento de pacientes com tumores maligno e, auxiliar na formação e capacitação dos trabalhadores da saúde.

Além disso, o projeto estipula que é obrigatória a notificação ao SISCAN de todo e qualquer caso confirmado de tumor maligno em habitantes do município e, ficando porém, mantido o sigilo referente aos dados identificadores dos cidadãos portadores de tumores.

Para o vereador Gian Pedroso, o conhecimento epidemiológico é fundamental para a organização das ações de Saúde Coletiva. Os tumores malignos são uma das principais causas da morbidade e mortalidade, sendo assim, “ao propor a criação do SISCAN  pretende-se ampliar o grau de conhecimento sobre essas doenças no município” declarou.  Ainda conforme o vereador, o sistema poderá fornecer informações sobre os principais locais anatômicos de ocorrência de tumores, assim como dados sobre a faixa etária, sexo e ocupação profissional dos cidadãos que apresentarem casos novos de tumores malignos. “O SISCAN poderá contribuir para a identificação dos grupos populacionais com risco para neoplasias, o que permitirá que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, organize ações de controle e prevenção” afirmou Gian.

Outra finalidade deste sistema proposto pelo vereador, é propiciar condições para a realização de estudos e pesquisas, que poderão ser desenvolvidas através do acesso às informações do SISCAN.